sexta-feira, 27 de maio de 2011

SPYMASTER 27

AÇÕES EXECUTIVAS - CASO KHALED MASHAAL

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A IMPORTÂNCIA DO EMPREGO DE FONTES HUMANAS (HUMINT) NA ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA.

CMG (RM-1) MARCIO BONIFACIO MORAES.

sábado, 21 de maio de 2011

SPYMASTER 25

DAMAS DA ESPIONAGEM - 1

SPYMASTER 26

DAMAS DA ESPIONAGEM - 2

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SPYMASTER 24

OPERAÇÕES DO SERVIÇO SECRETO DE ISRAEL - 1

segunda-feira, 9 de maio de 2011

A INTELIGÊNCIA DE ISRAEL CAPTURA ENGENHEIRO MILITANTE DO HAMAS.

TRADUZIDO E ADAPTADO PELO CMG (RM-1) MARCIO BONIFACIO MORAES.

terça-feira, 3 de maio de 2011

SPYMASTER 23

OPERAÇÕES DA CIA - 1

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A ATIVIDADE DE INTELIGÊNCIA E A MORTE DE OSAMA BIN LADEN

CMG (RM-1) MARCIO BONIFACIO MORAES

“Os seus êxitos não são proclamados, os seus insucessos são apregoados”.
John Kennedy - presidente dos EUA
 Em 28/11/1961, no discurso sobre a Atividade de Inteligência ao inaugurar a nova sede da CIA.


        Hoje é um dia de júbilo para a Atividade de Inteligência. Os “combatentes das sombras,” como são conhecidos os profissionais dessa Atividade, estão todos de parabéns. O trabalho realizado ao longo de dez anos e que culminou com a morte do mais procurado terrorista do mundo, Osama Bin Laden[1], acabou. Foi um árduo e primoroso trabalho realizado pelo sistema de Inteligência dos EUA e de seus parceiros. Ele possibilitou guiar, de forma segura, oportuna e competente, a equipe de mergulhadores de combate da marinha dos EUA, os SEALS (United States Navy Sea, Air and Land), ao local onde se encontrava homiziado Bin Laden, finalizando a tarefa.
        Segundo o presidente dos EUA Barack Obama, em seu pronunciamento feito às 00h45min (hora de Brasília) no dia 02 de maio de 2011, a operação que levou à morte de Bin Laden foi autorizada por ele na semana passada, após vários meses de coleta de Informações de Inteligência.
        As autoridades norte-americanas afirmaram que há quatro anos os serviços de Inteligência identificaram um mensageiro de confiança de Bin Laden. Dois anos atrás, sua área de operação foi descoberta e, em agosto do ano passado, a mansão situada na cidade de Abbottabad foi localizada, dando início à operação.
        A bem da verdade, a Atividade de Inteligência estava com a sua imagem “arranhada” após os atentados de 11 de setembro de 2001, nos EUA. Ela não havia conseguido detetar, preventivamente, a ação dos terroristas liderados por Osama Bin Laden. Naquela ocasião, existiam dados e informes sobre o que estava sendo tramado. Entretanto, eles não foram suficientes. Faltou a Inteligência dos EUA saber interpretar corretamente os dados disponíveis, dando um significado final para eles e transmitindo-os, de forma oportuna, ao usuário (nesse caso o Estado). Esse, sem dúvida, é o principal dilema da Atividade e se constituiu na grande falha do 11 de setembro.
        Com o fim da “Guerra Fria”, ocorrido em 1991, onde predominava o jogo espião e contra-espião, a Atividade de Inteligência teve de se adequar às novas ameaças, dentre as quais o terrorismo internacional. Assim, passaram a ter destaque o emprego de fontes humanas, de sinais e, principalmente, de imagens. Derrotar os terroristas, desmantelar suas redes de apoio requerem um excepcional trabalho de Inteligência.
        Para melhor entender como atua o terrorismo é necessário recorrer a sua definição. Ele se caracteriza pelo uso indiscriminado de violência física ou psicológica, realizada por intermédio de ataques contra elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a causar baixas incutindo o medo e o terror. Assim são obtidos os efeitos psicológicos, que ultrapassam largamente o círculo das vítimas.
        A morte de Osama Bin Laden não coloca fim a essa ameaça. Pelo contrário, como a fábula da Hidra de Lerna[2], certamente outros líderes surgirão para sucedê-lo. Entretanto, com a experiência adquirida no combate ao terrorismo, ao longo desses anos, a Inteligência dos dias de hoje possui muito mais experiência e conhece muito mais sobre como lidar com ele. Métodos, táticas, técnicas e procedimentos foram sofisticados e adaptados ao novo ambiente operacional.
        Os grupos terroristas, certamente, continuarão a ser uma ameaça ao Estado. Entretanto, já sabemos que eles podem ser combatidos de forma eficaz utilizando, de maneira harmoniosa, a Atividade de Inteligência em conjunto com os demais recursos disponíveis pela Nação.



[1] Osama Bin Laden foi o fundador, líder e principal colaborador da organização terrorista, fundamentalista, islâmica, e internacional denominada Al-Qaeda.
[2] Hidra de Lerna era um animal fantástico da mitologia grega, derrotada por Héracles (Hércules, na mitologia romana). Ao ter uma cabeça decepada, surgiam duas em seu lugar. Hércules decidiu mudar sua tática, passando a mandar queimar as partes amputadas cicatrizando, dessa forma, a ferida. Sobrou apenas a cabeça do meio, considerada mortal. Hércules a cortou e enterrou a última cabeça, colocando uma enorme pedra em cima. Assim, o monstro foi morto.