sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Minha homenagem a um verdadeiro soldado - Selva!


Fome atinge 3,9 milhões no Sudão do Sul; ONU pede acesso imediato em meio a conflito
Análise aponta que país atingiu nível máximo de insegurança alimentar e põe em risco a vida de mais de 30 mil pessoas. Nível piorou com a guerra civil.

Foto: UNICEF Sudão do Sul
Três agências da ONU – a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – alertaram em um comunicado conjunto que 3,9 milhões de sul-sudaneses vivem em “situação severa” de insegurança alimentar.
A Classificação Integrada de Fases de Segurança Alimentar (IPC) indicou que a situação de uma parcela da população no Sudão do Sul atinge a escala cinco – o nível máximo, considerado “catastrófico” –, nunca antes registrada no Sudão do Sul desde o início da guerra civil, em dezembro de 2013.
Segundo a análise das agências da ONU, pelo menos 30 mil pessoas estão vivendo em condições extremas de fome.
“As famílias têm sito extraordinárias tentando se sustentar, mas esgotaram todos os mecanismos de superação. As agências podem ajudar, mas somente se tivermos acesso irrestrito [à região]”, afirmou Jonathan Veitch, representante do UNICEF no Sudão do Sul.
O UNICEF, o PMA e FAO, juntamente com outras organizações não governamentais, alcançaram milhões de pessoas fornecendo alimentos, ajuda nutricional e kits de sobrevivência.


Timor-Leste é um país do continente asiático localizado a leste da Ilha Timor. É um dos mais jovens países do mundo, sua independência aconteceu em 2002. O território dessa nação abrange uma área de 14 874 km², onde vivem cerca de 1,1 milhão de habitantes.


A superfície do país é bastante acidentada, o ponto mais elevado é o Tatamailau, o qual apresenta 2963 metros de altitude. O clima predominante é o tropical, apresentando chuvas influenciadas pelos regimes das monções, ocasionando frequentes deslizamentos de encostas e enchentes.

A economia do país depende da exportação do café e do petróleo extraído no oceano. No início desse século, cerca de 90% da população vivia da agricultura.
A população apresenta uma elevada diversidade étnico-cultural, tendo em vista que são mais de 30 línguas, vários dialetos e distintos estilos arquitetônicos.

Informações gerais

Nome: República Democrática de Timor-Leste.

Gentílico: timorense.
 

Capital: Díli.

Idioma oficial: português e tétum.

Governo: República parlamentarista.

IDH (Índices de Desenvolvimento Humano): 0,502 (médio).

Moeda: dólar americano.

Site oficial: www.timor-leste.gov

Religiões praticadas: catolicismo (90%), islamismo (4%), protestantismo (3%), hinduísmo (0,5%), além do budismo e do animismo (2,5%).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


Ministro da Defesa do Timor-Leste fortalece cooperação com o Brasil
   
Brasília, 28/10/2015 – Fortalecer a cooperação na área de Defesa entre o Brasil e o Timor-Leste. Este foi o objetivo da reunião entre os ministros da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo, e do Timor-Leste, Cirilo Cristovão, realizada nesta quarta-feira (28), em Brasília (DF).
O ministro timorense foi recebido na sede do Ministério da Defesa com honras militares e passou a tropa em revista. Cirilo ressaltou a intenção de incrementar as atividades de cooperação bilateral entre as Forças Armadas dos países sob o Acordo na área de Defesa assinado em 2010, de contar com o apoio da Escola Superior de Guerra (ESG) para o quadro docente e para a elaboração de currículos de cursos do Instituto de Defesa Nacional (IDN), e, sobretudo, de obter a cooperação específica para a implementação de programa de ensino da língua portuguesa.
Foto: Tereza Sobreira / MD

 “É uma grande honra poder receber no Brasil o ministro da Defesa do Timor-Leste, com quem já temos uma grande cooperação em várias áreas, e aprofundar a cooperação nos domínios e nos assuntos de defesa. Nós vamos atuar no assessoramento de alto nível, na formação de recursos humanos na área de defesa, na cooperação entre o Instituto de Defesa Nacional do Timor-Leste e a nossa Escola Superior de Guerra, na melhoria do ensino da língua portuguesa, e onde mais for necessário a nossa cooperação será intensificada e ampliada”, destacou o ministro brasileiro Aldo Rebelo.
O ministro do Timor-Leste disse que o encontro com o ministro Aldo foi muito positivo e que a visita também serviu para fortalecer os laços de amizade entre dois países irmãos, que estão na Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).
“Essa visita é muito importante em termos bilaterais. O governo do Brasil e o povo brasileiro estão sempre nos apoiando, em tempos difíceis, durante a nossa luta pela independência e até agora, e também em termos de cooperação técnico-militar, o Brasil está sempre nos apoiando”, declarou Cirilo.
Foto: Tereza Sobreira / MD

Brasil e Timor-Leste integram a CPLP, que conta com mais sete integrantes: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.
“Já temos muitos acordos com o Brasil em termos de cooperação militar e agora vamos fortalecer nas áreas de formação da polícia militar e também nas áreas do ensino do Instituto de Defesa Nacional e da Escola Superior de Guerra, e também a possibilidade de assessoria do Ministério da Defesa”, lembrou o ministro Cirilo.
Também participaram da reunião, o comandante da Força Área Brasileira, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi; o chefe do Estado Maior da Armada, almirante Wilson Barbosa Guerra; o secretário-geral do Ministério da Defesa (MD), general Joaquim Silva e Luna; e o chefe de Assuntos Internacionais do MD, general Décio Luís Schons.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Comandante do CMA publica vídeo em que onça aparece brincando no rio Negro
A onça pintada do Comando Militar da Amazônia se refresca na água do rio e brinca com militares, com a Ponte Rio Negro ao fundo. A postagem já viralizou nas redes sociais
Manaus (AM), 25 de Outubro de 2015
SILANE SOUZA
·         Vídeo
Um vídeo postado no fim da noite do último sábado (24), na página de Facebook do General Theophilo Gaspar, à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA), está fazendo um enorme sucesso nas redes sociais. Nele, uma onça pintada aparece se “refrescando” nas águas do rio Negro, com a Ponte Rio Negro ao fundo.
Com a legenda “Jiquitaia, a mascote do Comando Militar da Amazônia, se ‘adestrando’ nas águas do Rio Negro”, o vídeo já tem mais de 1,6 mil curtidas, quase 2 mil compartilhamentos e mais de 170 comentários, totalizando mais de 78,2 mil visualizações ao todo.
O oficial de comunicação social do CMA, coronel Nixon Frota, disse ao A CRÍTICA que o vídeo foi gravado pela manhã de sábado em uma área do Comando Militar, que fica localizado na avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra, Zona Oeste. Conforme ele, foi um momento de descontração para o animal.
Crescendo com militares
“Essa onça veio filhotinho para o CMA no início deste ano e estamos criando ela. É dócil, mas está crescendo. O adestramento é para ela desestressar e brincar. Nesse caso foi mais uma brincadeira para ela, que é a 'sensação' do CMA. Todo mundo que chega lá quer bater a foto com ela”, comentou o oficial. Segundo ele, a "Jiquitaia" está sendo adestrada para ser a mascote do CMA.
O oficial de comunicação destacou que todas as normas de segurança são seguidas, e o filhote não fica solto no CMA, e sim preso numa espécie de coleira para evitar problemas, visto que, apesar dela ser nova, tem muita força. “No rio ela fica solta, mas com o pessoal no entorno dela”, salientou.
Ele ressaltou ainda que esses “banhos de rio” acontecem sempre. Conforme ele, o tratador a leva para a beira do rio até para tirá-la da jaula que, embora seja grande e ampla, atendendo as exigências, acaba deixando-a estressada por conta do cativeiro.
'Mascotes' do CMA
Além da “Jiquitaia”, Frota relatou que o CMA também conta com uma jaguatirica e uma jibóia, que são animais bem dóceis e tratados com carinho por todos. No entanto, a pequena filhote de onça, um dos animais mais belo da fauna amazônica, é o centro das atenções do Comando.
A onça também é o animal preferido dos visitantes do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), no bairro São Jorge, Zona Oeste de Manaus, de acordo com a bióloga e 2º tenente Sinandra Carvalho dos Santos.
Segundo ela, duas das seis onças pintadas mantidas em cativeiro no Cigs são especiais: a fêmea Cunhã e o macho Simba, que por apresentarem um comportamento mais dócil e terem chegado ainda filhotes ao Zoo, são tratados como mascotes e apresentando-se em formaturas e desfiles militares como o Sete de Setembro, Dia da Independência do Brasil.


General Joaquim Silva e Luna é o novo secretário-geral do Ministério da Defesa
Brasília, 26/10/2015 – O Ministério da Defesa (MD) já conta com novo secretário-geral. Trata-se do general-de-exército Joaquim Silva e Luna. A nomeação do oficial superior consta no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26).
Foto: Gilberto Alves

Na função, ele vai ter a responsabilidade de coordenar e planejar as atividades das demais áreas do órgão, bem como promover ação articulada com a vertente militar da Defesa, além de outras demandas. O general Silva e Luna ocupava o cargo de secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD desde abril de 2014.  
Honrado pela indicação ao cargo, o novo secretário, espera ser capaz “de entregar os melhores resultados ao próprio Ministério da Defesa, à Marinha do Brasil, ao Exército Brasileiro, à Força Aérea Brasileira e à sociedade brasileira”. Ainda de acordo com o general, suas experiências com planejamento estratégico, orçamento e gestão de projetos vão ajudá-lo na nova tarefa.
“Junto com toda minha equipe, [teremos] a missão de contribuir para que as Forças disponham dos meios necessários e adequados ao seu melhor preparo e emprego – singular e conjunto”, disse. E acrescentou: “O nosso desafio é a contínua sinergia, de forma institucionalizada, de esforços de civis e militares no trabalho, capaz de construir um futuro onde defesa, desenvolvimento e democracia sejam cada vez mais estruturantes do bem estar do povo brasileiro”.  
Currículo
Silva e Luna incorporou-se ao Exército em 10 de fevereiro de 1969, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Foi declarado aspirante-a-oficial de Engenharia em 16 de dezembro de 1972.
Possui pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Projetos e Análise de Sistemas. Mestrado em Operações Militares e Doutorado em Ciências Militares. O general tem, também, os cursos de Guerra na Selva e de Combate Básico das Forças de Defesa de Israel. Este último, realizado no Instituto Wintergate-Israel.
Já comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, foi chefe de gabinete do comandante do Exército e chefe do Estado-Maior do Exército. E, ainda, participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai. 
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Durante resgate de reféns, EUA sofrem primeira baixa na guerra contra o EI
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
22/10/2015  13h14 - Atualizado às 13h36

Um militar americano morreu na madrugada desta quinta (22) durante uma operação de resgate de reféns mantidos pelo Estado Islâmico no Iraque, segundo o Pentágono.
Esta é a primeira morte de um americano em batalha contra a milícia radical.
Cerca de 70 reféns foram libertados –sendo mais de 20 deles membros de forças de segurança iraquianas– durante a missão na cidade de Hawija, na província de Kirkuk (norte do Iraque), que envolveu tropas turcas e curdas, além de forças de operações especiais dos EUA
Cinco militantes do EI foram detidos e "um número" de radicais foram mortos durante a ação, segundo nota assinada pelo porta-voz do Pentágono, Peter Cook.
Segundo Cook, a operação foi autorizada "depois de [o governo] receber informações de que os reféns corriam risco de uma execução em massa".
A ação veio mais de um mês depois de forças de segurança afirmarem que dezenas de homens haviam sido sequestrados pelo EI perto de Hawija. Não foi confirmado se a operação de resgate está ligada ao sequestro de setembro.
Os EUA lideram uma coalizão que combate o EI no Iraque e na Síria desde o ano passado, com bombardeios aéreos. 

Compartilhar99

Sistema Fecomércio apoia iniciativa do senador Acir Gurgacz e mobiliza empresários para caravana 'Pró-319'

20/10/2015 - [11:03] - Política
 A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio) apoia a iniciativa do senador Acir Gurgacz (PDT) em mobilizar a classe empresarial e política da região para aderir ao movimento “Pró-319”, que visa agilizar a reconstrução da BR 319 (Porto Velho-Manaus), bem como evitar a paralisação das obras na rodovia, anunciada no último dia 10 de outubro pelo IBAMA após notificar e multar o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) por atividades irregulares na recuperação e manutenção da BR.
Em discurso na tribuna, o senador convocou para o próximo dia 26 de outubro uma caravana composta por parlamentares da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima), empresários e jornalistas, saindo de Porto Velho rumo a Manaus. Fazem parte do movimento a Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Indústria (Fiero), Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Facer, Faperon, Suder, Seagri e Detran.
De acordo com informações dos próprios órgãos, aproximadamente 300 quilômetros da BR não possuem mais nenhum tipo de pavimentação e com a obra de restauração que estava sendo feita pelo DNIT suspensa pelo IBAMA, que multou o órgão em mais de 7,5 milhões por danos ambientais, ficará sem nenhuma condição de tráfego.
O presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, considera que o movimento tem que demonstrar força e coesão do setor produtivo. Ele observa que neste sentido foi encaminhada a todas às Federações do Comércio da região Norte correspondência pedindo adesão e apoio nesta campanha, mobilizando também as bancadas federais daqueles estados.
Raniery Coelho informa que tem mantido contato com o senador Acir Gurgacz (PDT), a quem parabenizou pelo trabalho de mobilizar a bancada do Norte e outros deputados. “Temos o dever de destacar quem realmente luta pelo nosso Estado e defende a nossa economia, e o senador Acir tem sido um destes imponentes lutadores, especialmente no trato com a viabilidade da BR 319”, disse, comentando que o senador tem usado a tribuna do Senado para criticar a atitude do IBAMA e exigir uma resolução ao problema, para que as obras de recuperação não parem.
Fonte: Ascom


'Operação Ágata 10' do Exército Brasileiro fiscaliza fronteiras de RR

Ação começou nesta quarta-feira (21), nas fronteiras e no interior do estado.
Operação tem um conjunto de ações pontuais contra crime transfronteiriço.

Do G1 RR
Exército começa operação nas fronteiras
(Foto: Divulgação/Exército Brasileiro)
A 'Operação Ágata 10' começou nesta quarta-feira (21) em Roraima. Com a finalidade de realizar ações pontuais contra os crimes transfronteiriços, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva começou a ação em toda a extensão de fronteira e no interior do estado. A operação é coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
Durante a ação, a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira será intensificada. O objetivo é contribuir no combate de ilícitos como o narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração ilegal e garimpo ilegal.
Além do combate a ilícitos, o Exército também levará atendimento médico, odontológico e hospitalar aos locais que forem visitados. Entretanto, as áreas de atuação específicas serão mantidas em sigilo para a manutenção do efeito surpresa, permitindo, assim, uma maior eficácia.
Histórico da Operação Ágata
Desde o lançamento em 2010, foram realizadas nove 'Operações Ágata' de forma não simultânea e uma simultânea. Os principais resultados foram: 319.635 veículos inspecionados; 222 aeronaves inspecionadas; 498 embarcações apreendidas; 498 embarcações vistoriadas e/ou notificadas; 106 armas apreendidas; 19,8 toneladas de explosivos apreendidos;11,8 toneladas de drogas apreendidas e revistadas 16.919 pessoas.


Dnit e Ibama fecham acordo sobre a rodovia BR-319
O licenciamento está prejudicado porque o Ibama e a Funai solicitaram do Dnit um levantamento sobre a existência de comunidades indígenas no raio de 40 quilômetros entre os rios Madeira e Purus
Manaus (AM), 21 de Outubro de 2015
ACRITICA.COM

O acordo foi fechado com os representantes dos dois órgãos, da Funai, das federações empresariais do Amazonas e Rondônia e do governo (Divulgação)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai oficializar nesta quarta (21) um pedido de levantamento de embargo ao Ibama para dar continuidade às obras de manutenção do chamado “trecho do meio” (entre os quilômetros 250 e 655,7) da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO).
Como as obras estão embargadas por supostas irregularidades ambientais, o diretor de licenciamento do Ibama, Thomaz Miazaki, disse que esse documento do Dnit contendo ainda a lista das obras de manutenção será o suficiente para que o órgão ambiental acabe com o embargo.
O acordo foi fechado nesta quarta durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado com os representantes dos dois órgãos, da Funai, das federações empresariais do Amazonas e Rondônia e do governo deste último Estado.
“Nós priorizamos o debate técnico sobre o embargo e a necessidade de desembargar a obra. Acredito que foi uma das audiências públicas mais frutíferas das quais participei”, comemorou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que propôs a reunião junto com os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO). Segundo ela, a diligência na estrada que será feita pela comissão na próxima segunda (26) servirá para acelerar o processo de licenciamento a fim de que a rodovia seja pavimentada. Os senadores sairão de ônibus de Porto Velho até Manaus.
O licenciamento está prejudicado porque o Ibama e a Funai solicitaram do Dnit um levantamento sobre a existência de comunidades indígenas no raio de 40 quilômetros entre os rios Madeira e Purus.
O diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira, disse que órgão está cumprindo todas as exigências e negou irregularidades ambientais. “Em nenhum momento o Dnit fez obras com objetivo de reconstrução da rodovia. Foi exclusivamente itens de manutenção, serviços comuns que fazemos em todas as rodovias no país, previstos em contratos”, disse.
Além dos representantes dos dois órgãos, foram debatedores o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, Artur Nobre Mendes; diretor da Representação em Brasília da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Saleh Hamded; representante da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Alan Gurgel do Amaral; a representante do Governo de Rondônia, Elizete Lionel. Embora tenha confirmado presença, o Governo do Amazonas não enviou representante.


CEPAL prevê cenário negativo para exportações e importações do Brasil

Em novo relatório, Comissão descreveu a situação da indústria automobilística brasileira como reflexo do cenário mundial de desaceleração econômica. Produtividade do segmento será reduzida a 50%.

O valor do comércio exterior do país ao exterior terá queda de cerca de 16. Foto:APPA
Em relatório publicado nesta terça-feira (20), a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)destacou a retração no valor das exportações e importações da região. A indústria automobilística do Brasil foi citada como exemplo do cenário de desaceleração econômica. Em 2015, sua capacidade será reduzida pela metade. O valor do comércio exterior do país ao exterior terá queda de cerca de 16%.
Segundo a agência da ONU, o baixo crescimento mundial, atrelado à incapacidade das economias desenvolvidas de retomar os níveis de crescimento e consumo do período pré-crise, contribui para a redução das remessas da América Latina. A recente desaceleração da China também está afetando a região, que exporta grandes volumes para o país. Dados de 2013 indicavam que 19% das exportações brasileiras iam para o mercado chinês. Em 2014, o Brasil foi responsável por 75% das exportações agrícolas regionais para a nação oriental.
De acordo com a CEPAL, os últimos três anos (2013, 2014 e 2015) apresentam a pior contração em oito décadas nas exportações da América Latina e Caribe. Para esse ano, estima-se uma retração de 14% no valor das vendas ao exterior.
No Brasil, o cenário global de desaceleração se reflete na queda da produção de determinados segmentos. A indústria automobilística, por exemplo, terá sua capacidade produtiva reduzida a 50% em 2015, índice que se manterá estagnado em 2016. Embora, ainda nesse ano, esteja previsto um aumento de 1% no volume de exportações brasileiras, o valor dessas transações deve apresentar uma queda de 15,1%. Para a CEPAL, o saldo positivo referente aos volumes não vai conseguir sustentar a queda dos preços (-16,1%).
A agência da ONU também apontou que a recessão no país e o consequente ajuste macroeconômico são responsáveis por uma forte contração nas importações brasileiras, cujo valor terá uma queda projetada de 22,6% em 2015. A contração é negativa para a economia regional, mas benéfica para o Brasil, que conseguirá sair de uma situação de déficit, verificada em 2014, para alcançar um superávit de cerca de 13,8 bilhões de dólares.
A depreciação da moeda brasileira também foi tema do levantamento, que ressaltou processo semelhante de desvalorização em países da América Latina e também nas nações do BRICS, com a exceção da China. Para a CEPAL, o fraco desempenho das moedas sul-americanas tem provocado a estagnação do comércio intrarregional. Entre membros do MERCOSUL, houve uma queda de 23% nas trocas comerciais, durante o primeiro semestre de 2015. Entre Brasil e Argentina, a redução foi de 17%.


ESG abre inscrições para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia
Brasília, 21/10/2015 – A Escola Superior de Guerra (ESG), localizada no Rio de Janeiro, abriu as inscrições para o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), que acontecerá de fevereiro a dezembro de 2016. Consagrada como instituto de altos estudos e pesquisas no campo da segurança e defesa nacional, a ESG integra a estrutura do Ministério da Defesa.
Com a grade curricular renovada, o CAEPE terá, em 2016, equivalência à pós-graduação lato sensu, conformePortaria Normativa Interministerial nº 1, de 26 de agosto de 2015.
O curso tem por objetivo capacitar profissionais para o exercício de funções de direção, assessoria e planejamento relacionadas ao processo de tomada de decisão, com ênfase na Defesa Nacional e nos interesses políticos e estratégicos do País.
Foto: Assessoria de Comunicação Social da ESG

O novo currículo inclui ferramentas e metodologias atuais, reunindo disciplinas como Poder Nacional, Ciência Política, Planejamento Estratégico, Análise de Riscos, Gestão de Crises, Processo Decisório, Lógica, Gestão de Projetos, Relações Internacionais e Geopolítica. O tema central de estudos será “Brasil 2035”.
Podem participar do curso profissionais dos poderes executivo, legislativo e judiciário, integrantes de instituições públicas e privadas, do meio acadêmico e militares das Forças Auxiliares.
Para os participantes do CAEPE, a experiência vivida durante a estada na Escola representa a possibilidade de explorar a realidade nacional e internacional, permitindo exercitar o olhar sobre fatos novos por diferentes ângulos, e alinhar diversos aspectos relevantes às suas atividades profissionais.
Os interessados em compor a turma CAEPE 2016 podem se inscrever até o próximo dia 13 de novembro.
Sobre a ESG
Com a finalidade de articular e consolidar conhecimentos voltados ao exercício das funções de assessoramento e planejamento da segurança nacional no âmbito do Ministério da Defesa, a Escola Superior de Guerra oferece diferentes cursos na área de defesa, como o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), o Curso Superior de Política e Estratégia (CSUPE), o Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados, o Curso Superior de Inteligência Estratégica e o Curso de Estado-Maior Conjunto.
Em 65 anos de história, a instituição já formou mais de oito mil especialistas em assuntos de Defesa, entre os quais ministros de Estado, senadores e deputados federais, diplomatas e oficiais-generais.
Maiores informações:
Site: www.esg.br
E-mail: asa@esg.br 
Telefones: (21) 3545-9867 / 3545-9868
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Defesa


quarta-feira, 21 de outubro de 2015

FAO: Oito países pedem que COP21 reconheça o papel da Amazônia no controle do aquecimento global

Países se reuniram para fazer declaração para a Conferência do Clima (COP 21), que acontecerá em Paris em dezembro. A Amazônia abrange o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, com 33 milhões de pessoas dependentes de seus recursos naturais.

Foto: Paulo Santos/2001/Amazônia Sob Pressão (via Agência Brasil)
Os diretores dos Sistemas de Áreas Protegidas de todos os oito países que compõem a Amazônia, embaixadores da União Europeia, os delegados da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia e instituições ambientais líderes na Colômbia se reuniram em Bogotá, Colômbia, nesta quinta-feira (15), para elaborar uma declaração para a Conferência do Clima (COP 21) que acontecerá em dezembro.
O evento foi organizado pelo projeto Integração de Áreas Protegidas Amazônicas (IAPA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A COP 21 reunirá líderes mundiais para fazer um acordo histórico a fim de manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC.
A declaração visa destacar o papel que as áreas protegidas da Amazônia exercem na regulação do clima global e a necessidade de preservar os benefícios e serviços produzidos pela região.
Mais de 170 milhões de hectares da Amazônia são de áreas protegidas. As 420 etnias indígenas somam 33 milhões de pessoas que dependem diretamente das reservas de água e de comida providas pelo ambiente natural da região.


Ministro Aldo debate cooperação em defesa com a Finlândia
Brasília, 20/10/2015 – Em visita oficial da presidenta Dilma Rousseff à Finlândia, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, teve encontro, nesta terça-feira (20), com seu contraparte, Jussi Niinistö. Eles debateram sobre a ampliação da cooperação para o setor de Defesa entre os dois países.
Foto: Divulgação

Na reunião ministerial foram discutidos temas como o desenvolvimento de áreas de pesquisa, apoio logístico, material e serviços de defesa; a partilha de conhecimentos científicos e tecnológicos; e a colaboração para sistemas e equipamentos, incluindo os de uso militar nacional e estrangeiro. O ministro finlandês virá ao Brasil, em breve.
A primeira ida da presidenta Dilma à nação escandinava tem o objetivo de aprofundar o diálogo em setores prioritários como educação e ciência, tecnologia e inovação. Também estão sendo tratados temas da agenda internacional nas áreas de comércio e finanças, meio ambiente, mudança do clima e reforma das Nações Unidas.
Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Ainda nesta terça-feira, Dilma foi recebida no Palácio Presidencial da Finlândia pelo presidente, Sauli Niinistö. Ela participou de reunião com empresários e investidores, na sede da entidade dedicada ao estímulo à exportação do país, a Finpro. Na ocasião, explicou que o governo praticou, nos últimos seis anos, uma política anticíclica, que foi responsável por garantir, durante este período de crise internacional, uma das menores taxas de desemprego em toda a história do Brasil.
A visita acontece após passagem da comitiva brasileira pela Suécia, onde a presidenta e o ministro da Defesa Aldo Rebelo, entre outras ações, visitaram a sede da empresa SAAB, que está desenvolvendo os novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), os Gripen NG.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Conselho de Segurança da ONU avalia possível retirada de Missão de Paz do Haiti

Em nova resolução, o órgão das Nações Unidas prorrogou por um ano a permanência da MINUSTAH no país. Contingente militar será reduzido e serão feitas avaliações sobre a presença da ONU na nação.

Contagem de votos em Pétionville, um subúrbio de Porto Príncipe, capital do Haiti, após o primeiro turno das eleições em 9 de agosto desse ano. Foto: MINUSTAH
Em resolução adotada nesta quarta-feira (14), o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu prorrogar por mais um ano a permanência da Missão de Estabilização da ONU no Haiti (MINUSTAH). Com a decisão do Conselho, a Missão poderá atuar no Haiti até 15 de outubro de 2016, período em que estará sob avaliação para determinar se há capacidade de retirar as tropas do país.
O órgão da ONU solicitou ao secretário-geral Ban Ki-moon que envie uma missão de avaliação estratégica à nação caribenha após a finalização do processo eleitoral e a posse do novo presidente, a fim de avaliar o papel das Nações Unidas no país, a estabilidade em todo o território nacional e a capacidade da polícia nacional de assumir a segurança na nação. O relatório final será submetido ao Conselho antes do final do atual mandato para a aprovação de uma possível retirada da Missão de paz.
A resolução também determina que os contingentes militar e policial da Missão sejam ligeiramente fortalecidos passando a 2.370 tropas e 2.601 agentes, respectivamente. Embora a hipótese de acabar com a Missão esteja sendo considerada, o Conselho de Segurança afirmou que todas as mudanças na distribuição das forças de paz serão realizadas sem comprometer a segurança ao longo do processo eleitoral que ocorre atualmente no país.
O órgão da ONU elogiou a realização do primeiro turno das eleições legislativas em agosto de 2015. O Conselho também convocou os atores políticos do Haiti a darem continuidade ao processo democrático e realizarem as eleições parciais para o Senado e também para as autoridades municipais e locais sem mais demora. Segundo a resolução, o país passa por um momento importante rumo à consolidação da estabilidade e da democracia.


Aldo Rebelo visita comandos militares e conhece detalhes de projetos estratégicos
Brasília, 13/10/2015 – Nesta terça-feira (13), o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, visitou o Quartel-General do Exército e o Comando da Aeronáutica, ambos em Brasília (DF), e ficou a par do andamento dos principais projetos estratégicos das duas Forças. Os programas apresentados são vistos como indispensáveis ao desenvolvimento tecnológico do País e da indústria nacional. Nas próximas semanas, Rebelo visitará também o Comando da Marinha.
Foto: Tereza Sobreira

Ficou a cargo do comandante do Exército, general Eduardo Dias Villas Bôas, falar sobre os produtos com alto valor agregado da Força, que contribuem para a qualificação profissional, a geração de empregos e o aumento da arrecadação fiscal, entres outros.
O primeiro projeto apresentado ao ministro foi a nova família de blindados Guarani. Com o envolvimento de 50 empresas brasileiras e 90% de conteúdo nacional, a viatura tem grande potencial de exportação, e já despertou o interesse de compra de 14 países. Neste aspecto, Aldo Rebelo enfatizou o esforço do Brasil em buscar parcerias para tornar o Guarani um produto de exportação.
Sobre o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), Rebelo ouviu que o projeto possui alto custo benefício no combate ao crime transfronteiriço. Orçado em R$ 12 bilhões e gerando mais de 12 mil postos de trabalho, o Sisfron contribui para a presença do Estado brasileiro na faixa de fronteira e pode ser utilizado de forma interagência, em apoio, por exemplo, à vigilância sanitária e à arrecadação fiscal.
O terceiro programa destacado foi o Sistema de Artilharia de Mísseis e Foguetes Astros 2020, que possui alcance de 300 km. O Astros 2020 já está 40% concluído. Com 100% de conteúdo nacional, o Exército mostrou, ainda, o Sistema de Defesa Antiaérea de baixa altura, que tem, por outras finalidades, a proteção de centros estratégicos, além de possibilitar o domínio da tecnologia de radares.
Defesa cibernética
O ministro Aldo Rebelo apontou o projeto de Defesa Cibernética como um dos mais relevantes, já que traz impacto para toda a sociedade. Conforme a apresentação, a capacidade operativa da Defesa Cibernética foi testada em eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014. Somente durante a realização dos jogos de futebol foram neutralizados cerca de 750 ataques.
O projeto também oferece segurança das infraestruturas críticas (estações de energia e hidrelétricas) e conta com o apoio de agências públicas, universidades e empresas. Outro produto desenvolvido pela Força Terrestre, que traz benefício à população, é o Proteger. Ele tem por objetivo a proteção das estruturas estratégicas. Oferece, também, auxílio em casos de desastres naturais e calamidades públicas para 600 estruturas dessa natureza.
Balanço
A segunda parte da apresentação consistiu em um balanço das atividades desenvolvidas pelo Exército em 2014 e a previsão orçamentária para 2016. Somente neste ano, em apoio à Defesa Civil, foram realizadas sete ações, empregando cerca de 1,4 mil militares.
Foto: Tereza Sobreira

Em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foram executadas 13 operações, que mobilizaram mais de 22 mil homens. Já na faixa de fronteira, a Força deu apoio a 26 operações com 15 mil militares. A Lei Orçamentária 2016 prevê entre custeio e investimento cerca de R$ 6,07 bilhões.
Estiveram presentes na reunião no Exército, o chefe de Assuntos de Assuntos Estratégicos da Defesa, general Gerson Menandro Garcia de Freitas; o chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Juarez Aparecido de Paula Cunha; o comandante do Comando Militar do Leste, general Fernando Azevedo e Silva; e demais oficiais generais do Comando do Exército.
Aeronáutica
Os projetos em andamento na Força Aérea Brasileira (FAB) foram expostos pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. Um a um, ele esmiuçou particularidades de cada programa, bem como questões relativas a especificidades dos contratos e valores. O comandante fez, ainda, breve relato acerca da criação da FAB, que remonta ao ano de 1941, e detalhou a estrutura organizacional da instituição.
Foto: Gilberto Alves

Rossato citou a escolha pela defesa antiaérea de médio alcance russa Pantsir S1. De acordo com ele, o equipamento “é o mais eficaz em sua área”. O brigadeiro lembrou que, no processo de negociação, a Rússia comprometeu-se com a cláusula de transferência de tecnologia. E explicou que um grupo de trabalho formado por integrantes das três Forças e de seis ministérios foi constituído para tratar do tema.
Outras iniciativas mostradas ao ministro foram a implementação da Brigada de Defesa Antiaérea, com sede em Anápolis (GO), para este ano ainda; o recebimento do míssil A-Darter de 5ª geração, desenvolvido em conjunto com a África do Sul, previsto para a partir de 2016; e a aquisição e modernização de aeronaves, como C-95M, P-95M e SC-105 Amazonas.
Desenvolvimento aeronáutico
Entre os projetos estratégicos, o brigadeiro destacou as 17 unidades já entregues dos helicópteros H-36 Caracal – iniciativa do Ministério da Defesa. Falou, ainda, dos 36 caças Gripen NG, adquiridos da Suécia. A Embraer, indústria nacional, detém 68% da transferência de tecnologia do contrato desses aviões.
Sobre o KC-390, o comandante da FAB explicou que a aeronave é multimissão, 100% nacional e gera 8,5 mil empregos apenas na fase de subdesenvolvimento. A expectativa é de US$ 21,3 bilhões em 20 anos em exportações.
Também foi apresentado o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese). De tecnologia dual, para uso civil e militar, o Pese pode ser empregado integrando sistemas de monitoramento da Marinha e do Exército, por exemplo.
Foto: Gilberto Alves

A FAB possui, atualmente, quase 76 mil homens e mulheres e 588 aeronaves. Para o futuro, o brigadeiro Rossato enfatizou que a ideia é “ter grande capacidade dissuasória, operacionalmente moderna, e atuando de forma integrada para a defesa dos interesses nacionais”.  
Estiveram presentes na visita à Aeronáutica os brigadeiros Gerson Nogueira Machado de Oliveira (comandante-geral de Operações Aéreas), Antonio Franciscangelis Neto (secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica), Hélio Paes de Barros (chefe do Estado-Maior da Aeronáutica) e José Magno Resende de Araujo (secretário do Alto-Comando da Aeronáutica). Também compareceram o almirante Almir Garnier Santos (assessor especial militar do ministro da Defesa) e a deputada Perpétua Almeida (assessora especial da Defesa).
Por Alexandre Gonzaga e Marina Rocha
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa