sábado, 3 de dezembro de 2011

ONU organiza primeira simulação contra ataques cibernéticos
2 de dezembro de 2011 · Notícias - ONU


Camboja, Laos, Mianmar e Vietnã participaram na quinta-feira (01/12) da primeira simulação contra ataques cibernéticos organizada pela ONU. O exercício, patrocinado pela União Internacional de Telecomunicação (UTI) das Nações Unidas, junto com a Parceira Multilateral Internacional contra Ameaças Cibernéticas (IMPACT) teve como objetivo ajudar na cooperação entre os países e melhorar a capacidade de resposta contra possíveis incidentes.
“Ataques cibernéticos não têm fronteiras, por isso é vital cada país compartilhar informações e experiências” afirmou o Secretário-Geral da UTI,  Hamadoun Touré. Na primeira etapa, cada país precisou identificar a origem do ataque, encontrar possíveis soluções e corrigir o dano. Depois houve um exercício  de resposta conjunta dos quatro países em parceria com especialistas da UTI e IMPACT a um ciberataque.
“O ITU-IMPACT ALERT (Aprendizado Aplicado para Resposta Emergencial em Equipe) alcançou vários resultados positivos, incluindo a identificação de aptidão do sistema de segurança de cada país, estabelecendo a necessidade de planos de contingência adequados, melhorando a familiaridade com ferramentas e outros programas, além de ter pessoas formadas para lidar com ameaças cibernéticas”, disse o Presidente do IMPACT, Datuk Mohd Noor Amin.