Polícia volta a expulsar 'indignados' de praça em Madri
DA FRANCE PRESSE, EM MADRI
A polícia voltou a retirar, na manhã desta segunda-feira, uma centena de "indignados" que acamparam durante a noite na Praça do Sol em Madri, por ocasião do primeiro aniversário do movimento e apesar de uma proibição oficial.
Duas pessoas foram detidas e outras 81 identificadas na praça durante uma operação da polícia antidistúrbios que se desenvolveu "sem incidentes", informou um porta-voz policial.
Os manifestantes se juntaram um pouco mais tarde em frente à sede do Bankia, o quarto banco espanhol, agitando pequenos cartazes com as inscrições "Que se saiba. Este banco engana, dá calote e tira as pessoas de suas casas", em alusão aos muitos despejos de proprietários muito endividados.
Já no domingo de madrugada, os policiais evacuaram a praça, na qual na véspera se reuniram milhares de "indignados" que celebram até terça-feira o aniversário de seu movimento.
Nascido no dia 15 de maio de 2011, este movimento --que denuncia o poder das finanças, o desemprego e a corrupção-- havia instalado seu acampamento durante um mês na Porta do Sol, em pleno centro de Madri.