Unasul aprova plano para desenvolver aviões militares não tripulados
A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) aprovou na noite de quarta-feira (28) o plano de ações em defesa para 2013, que inclui o desenvolvimento de aviões não tripulados de forma conjunta na América do Sul.
Os ministros da Defesa dos 11 países membros também respaldaram a criação de um comitê que formará o consórcio regional para construir os aparelhos e outros aviões de treinamento. O grupo de desenvolvimento das aeronaves será liderado pelo Brasil.
Outra iniciativa que contou com a aprovação dos ministros foi a criação de um grupo de trabalho designado para a gestão e monitoramento de áreas especiais. O grupo vai utilizar recursos do centro gestor e operacional do sistema de proteção à Amazônia.
A iniciativa foi aprovada em uma reunião em Lima, no Peru. Além das aeronaves, estão previstas políticas de defesa, cooperação militar, ações humanitárias, participação das mulheres, entre outros aspectos.
No documento final, os ministros ainda pedem que seja criado um mecanismo para resposta imediata dos países da região a desastres naturais.
O Brasil foi representado no evento pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que se reuniu com as delegações de Argentina, Bolívia, Chile, Guiana, Suriname, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Uruguai.