Estudo aponta ligação entre traficantes da América Latina e Al-Qaeda
Braços da Al-Qaeda no norte da África têm ligação com contrabandistas e traficantes de drogas da Europa e da América Latina, segundo o relatório "Terrorismo no Norte da África e no Sahel em 2012: Implicações Globais", publicado por Yonah Alexander, diretor do Centro Universitário de Estudos sobre Terrorismo nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, de 33 páginas, a chamada Al-Qaeda do Maghreb Islâmico, que atua entre o norte do Mali e o sul da Argélia, caminha para se tornar o maior centro da rede terrorista, enfraquecida no Afeganistão e no Paquistão.
O grupo é financiado basicamente por crimes como sequestro, contrabando, tráfico de drogas, tráfico humano e roubo de veículos, entre outros, que ocorrem em diferentes partes do mundo.
"Prisões e relatórios de Inteligência confirmam que a Al-Qaeda do norte da África estabeleceu fortes ligações de financiamento com cartéis de drogas e armas latino-americanos e contrabandistas europeus", diz o relatório.
O domínio de rebeldes ligados a grupos terroristas em importantes cidades do Mali resultou em uma invasão francesa no país no mês de janeiro.