Cinquenta mil fogem de Darfur para o Chade esta semana (ONU)
Pelo menos 50 mil pessoas fugiram esta semana da conturbada região sudanesa de Darfur em direção ao Chade, devido aos novos conflitos tribais, informou a ONU nesta sexta-feira.
É o maior êxodo de Darfur para o Chade desde 2005 e pode agravar-se se os confrontos entre tribos rivais se intensificar, declarou o porta-voz adjunto da ONU, Eduardo del Buey.
"Recentes combates entre tribos no oeste de Darfur causaram a fuga de 74.000 civis em direção ao sudeste do Chade nos últimos dois meses, 50.000 dos quais só nesta última semana", assegurou Del Buey, citando dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
A equipe do Acnur no Chade "encontrou pessoas exaustas, traumatizadas e visivelmente tristes com a recente onda de violência", acrescentou. "A agência está preocupada com a possibilidade do número de pessoas que fogem do Sudão aumentar, caso a luta continue".
De acordo com a ONU, pelo menos 300.000 pessoas morreram desde o início, em 2003, do conflito entre grupos rebeldes locais e o regime de Cartum em Darfur, uma região totalmente destruída.
Dos seis milhões de habitantes de Darfur, 1,4 milhão vivem em campos de refugiados devido à insegurança.