sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Operações Conjuntas do Ministério da Defesa tem novo comando

Brasília, 03/08/2012 –
O tenente-brigadeiro-do-ar Ricardo Machado Vieira assumiu, nesta sexta-feira pela manhã, a Chefia de Operações Conjuntas (CHOC), do Ministério da Defesa (MD). O militar substituiu o general-de-exército João Carlos Vilela Morgero, que estava no cargo desde março do ano passado e agora foi designado para o Comando de Operações Terrestres (Coter) do Exército.


Quebrando o protocolo, o ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou, pessoalmente, em referência elogiosa ao general substituído, a atuação “exitosa” desempenhada no Haiti. O ministro deu ênfase ao episódio da invasão à casa do ex-presidente do país caribenho Jean-Bertrand Aristide por ex-militares, em 2004.

“A presença da Minustah [Missão de Paz da Organização das Nações Unidas chefiada pelo Brasil] naquele momento ainda era algo delicado e eu tive o prazer, satisfação e o orgulho de ver como os nossos soldados comandados pelo general Vilela conseguiram resolver a situação de forma firme e diplomática,” disse Amorim.

A solenidade de troca de função aconteceu no salão de honra do MD e foi presidida pelo chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general-de-exército José Carlos De Nardi. O chefe do EMCFA também elogiou o trabalho desempenhado pelo general Vilela e saldou o brigadeiro Machado, que permanece por mais um mês à frente da Chefia de Logística (Chelog) do MD.

A CHOC é o órgão interno do Ministério da Defesa que presta assessoria ao EMCFA, por meio da coordenação de diretrizes de planejamento, execução e acompanhamento de temas voltados ao preparo e emprego conjunto das Forças Armadas, inclusive em operações de paz.


Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa