DE BRASÍLIA
Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino esteve nesta quarta-feira (2) na Câmara, onde entregou os documentos necessários para tomar posse como deputado federal.
Ele foi eleito suplente nas últimas eleições com 92.362 votos e deve tomar posse amanhã. "Só falo amanhã, depois da posse", disse Genoino, após visitar a liderança do PT.
Segundo aliados, o petista espera permanecer no mínimo um ano no cargo. Ele não estava tão otimista até o dia 21 de dezembro, quando se cogitava a hipótese de ter prisão decretada pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, o que não aconteceu.
Na decisão em que negou o pedido de prisão, Barbosa argumentou que o entendimento da corte é de que apenas aplicar punições quando não houver mais recursos dos advogados de defesa. Quando isso ocorrer, ainda sem previsão, ele passará a cumprir a pena imposta pelo Supremo e perderá automaticamente o mandato.
Genoino foi condenado a menos de 8 anos de prisão e, por isso, iniciará sua punição em regime semiaberto. Ele foi eleito suplente com mais de 90 mil votos e é o primeiro da fila do PT de São Paulo por uma cadeira na Câmara. Sua posse agora é consequência da eleição do ex-deputado Carlinhos Almeida para a prefeitura de São José dos Campos (SP).