Agronegócio
Expansão da agricultura no Brasil estimula conflitos por terra, diz Oxfam
Brasil Econômico - Por Agência Brasil
08/10/13 13:57
08/10/13 13:57
De acordo com a entidade, os povos indígenas e quilombolas representam mais
de um quarto das pessoas afetadas por conflitos agrários no Brasil.
Maior
produtor mundial de açúcar, responsável por 20% do abastecimento mundial, o
Brasil é, segundo a organização não governamental Oxfam, um exemplo de país
onde os conflitos agrários têm crescido em consequência da expansão da
agricultura, principalmente do plantio de soja e da cana-de-açúcar. De acordo
com a entidade, os povos indígenas e quilombolas representam mais de um quarto
das pessoas afetadas por conflitos agrários no Brasil.
"Embora
certamente nem todas as disputas estejam relacionadas com [a produção do]
açúcar, são os seus principais produtores, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco
e São Paulo que tiveram um número expressivo de conflitos", aponta o
informativo com base em um estudo da Oxfam divulgado à imprensa para subsidiar
a campanha que visa a sensibilizar empresas e governos a construírem um sistema
alimentar mundial mais justo.
A
conclusão do estudo é que, ante a estimativa de que, por causa "do nosso
insaciável amor pelo doce", a produção mundial do produto cresça 25% até
2020, a competição por áreas produtivas se intensifiques.
De
acordo com a Oxfam as dez maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo,
entre elas Coca Cola, PepsiCo e Danone, adotam medidas para identificar, evitar
e tratar os consequentes conflitos agrários em sua cadeia de suprimentos.
Para a
maior entidade representativa do setor de açúcar e bioetanol do Brasil, a União
da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), as afirmações da organização internacional
Oxfam são inconsistentes ao tratar da situação brasileira.
"Esse
relatório está cheio de buracos, a começar pelo fato de que eles tentam chegar
a uma conclusão global, como se houvesse alguma uniformidade nas diferentes
situações dos diversos países que produzem cana-de-açúcar", comentou o
diretor de Comunicação e Marketing da Unica, Adhemar Altieri.