Linhão do Madeira já transportou 157 MW em outubro
30/10/2013 - 10:46
Montante refere-se ao teste de carga feito na semana passada
Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia
A primeira linha de transmissão que ligará a UHE Santo Antônio (RO - 3.300 MW) e a UHE Jirau (RO - 3.750 MW) à região Sudeste ainda precisará passar por mais testes este mês para ter a declaração de comercialidade. A previsão é de que em meados de novembro o empreendimento possa entrar em operação definitivamente. Segundo o gerente de operações da Cteep, Carlos Ribeiro, os próximos testes serão realizados em degraus de potência até o empreendimento alcançar sua potência nominal. Os testes na linha começaram a ser feitos em 10 de outubro com o que se chama de teste vazio, ou seja, coloca-se tensão na linha, mas sem a sua energização. Nessa oportunidade, contou Ribeiro, a tensão foi elevada até o limite de 600 kV sem o registro de nenhum problema.
Na última quarta-feira, 23 de outubro, a linha de transmissão, realizou o transporte de uma carga de 157 MW de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP). Nessa oportunidade, foram feitos os testes das conversoras nas duas extremidades da linha.
Agora a fase de testes envolve a energização com cargas menores que vai sendo elevada em degraus de potência até alcançar a capacidade nominal da linha. "O mínimo que é necessário são 12 máquinas e que já estão disponíveis no Madeira. Como estamos começando a época de chuvas, agora é esperar que a geração fique maior aos poucos", disse o executivo à Agência CanalEnergia, durante o XIX Simpósio Jurídico promovido pela ABCE, entidade na qual é o presidente do Conselho de Administração.
Ele reforçou a previsão dada pela empresa na manhã desta terça-feira, 29, durante a teleconferência de resultados do terceiro trimestre de que a Aneel possa declarar a comercialidade do empreendimento em meados de novembro.