Amorim fala aos argentinos sobre os desafios geopolíticos para a América do Sul
Buenos Aires, 13/09/2013 - O ministro da Defesa, Celso Amorim, realizou hoje uma conferência na sede do Ministério da Defesa, em Buenos Aires, na Argentina. Dirigindo-se a uma concorrida plateia, composta por civis e militares, que lotou o salão San Martín, Amorim falou sobre os desafios geopolíticos para a América do Sul. Durante a exposição, o representante brasileiro propôs uma reflexão sobre os impactos do que chamou de “período de transição global” para a América do Sul e, especialmente, para o Brasil e para a Argentina.
Amorim defendeu a multipolaridade nas relações internacionais. “A multipolaridade era e deveria ser uma garantia da integridade de um sistema internacional baseado no Direito.” Ele também destacou a importância da América do Sul para a paz mundial. “Nós somos não só uma região pacífica, mas também provedores de paz”, disse o ministro, que foi ovacionado ao final de sua exposição.
Durante a conferência, Amorim tratou ainda da relação entre defesa e democracia e defendeu as iniciativas de cooperação entre os países no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano da Unasul (CDS).
A exposição ocorreu no curso da visita oficial de dois dias que Amorim realiza à Argentina. A viagem ocorre a convite do ministro da Defesa Argentino, Agustín Rossi. Ontem, o ministro brasileiro foi recebido pela presidenta do país, Cristina Kirchner, na residência oficial. Ao final do encontro de hoje, Amorim e seu contraparte argentino divulgaram comunicado conjunto.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa