ONU pede esforços redobrados para derrotar grupos insurgentes na Somália
25 de setembro de 2013 · Notícias
Representante especial, Nicholas Kay. Foto: Jean-Marc Ferré/ONU
O representante especial do secretário-geral para a Somália, Nicholas Kay, pediu nesta terça-feira (24) à comunidade internacional que redobrasse os esforços para ajudar a derrotar os grupos insurgentes no país, incluindo o Al-Shabaab, que foi responsável pelo ataque terrorista da semana passada no Quênia.
De acordo com relatos da mídia, mais de 60 pessoas morreram e cerca de 170 ficaram feridas durante o ataque no maior shopping center do Quênia, o Westgate, em Nairóbi. Insurgentes islâmicos do grupo Al-Shabaab lançaram o ataque em resposta ao envio de tropas quenianas à Somália para lutar contra o grupo.
Em uma coletiva de imprensa em Genebra, Kay condenou o ataque em Nairóbi e expressou suas condolências às famílias das vítimas. Ele ressaltou que a segurança continua a ser o principal desafio na Somália e pediu que a comunidade internacional apoie as forças nacionais somalis no combate das ameaças representadas por grupos insurgentes, acrescentando que eles não representam apenas uma ameaça nacional mas sim internacional. Kay pediu uma campanha intensificada e tridimensional – militar, política e prática – para derrotar o grupo.
“O progresso que estamos fazendo na Somália, em termos de capacitação política e institucional, não será bem sucedido a menos que os desafios de segurança sejam cumpridos, [...] controlar e derrotar o Al-Shabaab é fundamental para isso”, disse Kay. “O ataque ao Westgate mostra que a ameaça do Al-Shabaab é internacional [...] a ideologia e a intenção terrorista não respeitam fronteiras”.