UNICEF Brasil inicia campanha de ajuda emergencial às Filipinas
Tamanho da fonte:
Crianças caminham nos destroços do supertufão Haiyan em Tacloban. Foto: UNICEF/JMaitem
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil iniciou nesta terça-feira (12) uma campanha de arrecadação de recursos para ajudar na resposta internacional às crianças filipinas e suas famílias atingidas pelo supertufão Haiyan. É preciso correr contra o tempo e levar ajuda imediata para os sobreviventes dessa tragédia cujas proporções se assemelham ao tsunami de 2004.
Para fazer a doação, basta acessar o site www.unicef.org.br, ligar gratuitamente em horário comercial para 0800-605-2020 ou fazer um depósito no Banco Bradesco, agência 3416-9, conta corrente 142.700-8. Empresas que desejarem ajudar com divulgação entre seus clientes e consumidores podem fazer contato para parcerias especiais.
O UNICEF nas Filipinas respondeu imediatamente com alimentos terapêuticos para crianças, kits de saúde, água e kits de higiene para prover até três mil famílias de suas necessidades básicas.
Além disso, um carregamento aéreo com 60 toneladas em suplementos adicionais para outras 10 mil famílias (incluindo aquelas afetadas recentemente pelo terremoto em Bohol). A carga contém comprimidos de purificação de água, sabão, kits médicos, lonas para tendas e suplementos de micronutrientes.
As últimas estimativas indicam que até 9 milhões de pessoas estariam sendo afetadas pelo desastre, das quais 4 milhões são crianças. “Estamos correndo para pegar suprimentos essenciais para as crianças que estão arcando com o ônus da crise”, disse o representante do UNICEF nas Filipinas, Tomoo Hozumi. “Alcançar as áreas mais afetadas é muito difícil, com acesso limitado devido aos danos causados na infraestrutura e nas comunicações. Mas estamos trabalhando contra o relógio para encontrar maneiras de obter esses suprimentos para as crianças tão rapidamente quanto as condições permitem.”
Crianças que escaparam da terrível violência do Haiyan ainda vão precisar de ajuda urgente para sobreviver ao pós-tempestade. Há grande preocupação acerca da saúde por causa do impacto do tufão em sistemas de abastecimento de água e saneamento, mas as crianças também precisarão ter acesso a locais seguros e protegidos para poder brincar e continuar estudando, enquanto os adultos trabalham para recuperar suas casas e meios de subsistência.
O UNICEF no Brasil não está aceitando doações de itens em espécie, como roupas, brinquedos, alimentos etc. Toda ajuda humanitária está sendo direcionada para o comitê logístico do UNICEF internacional, que provê os materiais localmente ou de países próximos a fim de se evitar gastos desnecessários com frete e transporte.