Amazônia Azul: Marinha se prepara para proteger as águas territoriais na Copa do Mundo
Brasília, 17/02/2013 - A Marinha do Brasil iniciou nesta segunda-feira (17/02) a Operação Amazônia Azul, exercício de grande escala que visa ao aprimoramento da fiscalização das águas territoriais brasileiras e ao preparo da Força Naval para a atuação na Copa do Mundo FIFA 2014. A iniciativa vai envolver 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronaves e diversas embarcações das Capitanias dos Portos, distribuídos por uma área de 3,5 milhões de Km² ao longo da costa do país.
A operação, que acontece até o dia 22 de fevereiro, conta com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) e de instituições como o Departamento de Polícia Federal, a Secretaria de Receita Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Petrobrás e a Transpetro.
Segundo informou a Marinha, os navios e embarcações realizarão ações de patrulha e de inspeção naval na área da Amazônia Azul, assim como em bacias hidrográficas e lagos brasileiros. Os fuzileiros navais atuarão na defesa de portos, terminais petrolíferos de interesse estratégico e plataformas de petróleo.
O nome Amazônia Azul, cunhado pela Marinha, designa a imensa região marítima contígua à costa brasileira, cujos potenciais estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia verde.
Pela Amazônia Azul circulam 95% do nosso comércio exterior e de lá são extraídos aproximadamente 90% da produção de petróleo brasileira - além de intensa atividade pesqueira.
Foto: Marinha do BrasilAssessoria de Comunicação Social (Ascom)Ministério da Defesa