Brasil contribui com programa de produção
de aeronave de treinamento sul-americana
Brasília, 16/06/2014 - Reunidos nas instalações da Fábrica Argentina de Aviões (FAdeA), em Córdoba, norte do país, representantes do Brasil, Argentina, Venezuela e Equador trabalham no desenvolvimento conjunto da primeira aeronave de defesa da União Sul-Americana de Nações (Unasul). A iniciativa do Avião Regional de Treinamento, que está na fase de prospecção de financiamento, tem o objetivo de fomentar a integração continental e fortalecer a indústria de Defesa na América do Sul.
Quatro empresas brasileiras participam do projeto Avião
Regional: Novaer, Akaer, Flight Technologies e Avionics - todas credenciadas
como empresas estratégicas pelo Ministério da Defesa por desenvolverem tecnologias
indispensáveis ao Brasil.
A aeronave será utilizada pelos militares sul-americanos para
treinamento primário básico: primeiro contato do piloto militar com a aviação.
Representantes dos quatro países envolvidos no consórcio já levantaram os requisitos
técnicos indispensáveis ao Avião de Treinamento, bem como quais serão os custos
do projeto. O momento agora é o de estruturar o financiamento que, no Brasil,
deverá ser feito por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES).
“Entramos na fase pré-contratual e estamos encerrando os
requisitos técnicos, logísticos e industriais do sistema. Depois disso
poderemos realizar o contrato de desenvolvimento”, explica o coronel Ricardo
Roquetti, representante do Ministério da Defesa no comitê técnico e no
escritório gerencial do consórcio responsável pela produção da futura aeronave.
UnasurAero
UnasurAero
Para viabilizar o projeto, será criada no próximo semestre a
sociedade anônima “UnasurAero”. A corporação permitirá que as empresas
envolvidas no projeto possam ser contratadas e remuneradas pelos materiais e
equipamentos fornecidos.
“Os países envolvidos vão fazendo os pagamentos por etapa para a Unasur Aero, que posteriormente vai contratando as empresas com relação aos seus pacotes de trabalho”, explica o coronel Roquetti.
“Os países envolvidos vão fazendo os pagamentos por etapa para a Unasur Aero, que posteriormente vai contratando as empresas com relação aos seus pacotes de trabalho”, explica o coronel Roquetti.
De acordo com o coronel, o Brasil deverá colaborar com cerca de
62% dos subsistemas. A fase de desenvolvimento do projeto terá um custo
aproximado US$ 60 milhões. Com isso, pelo menos US$ 36 milhões serão destinados
às empresas brasileiras. As empresas argentinas deverão participar com 28%, e
as equatorianas e venezuelanas com 5% cada.
“Nosso trabalho é propiciar para as empresas brasileiras um ambiente de previsibilidade e confiança”, completa.
Demanda inicial
“Nosso trabalho é propiciar para as empresas brasileiras um ambiente de previsibilidade e confiança”, completa.
Demanda inicial
O gerente do Departamento de Produtos de Defesa (Deprod) do
Ministério da Defesa, coronel Hilton Grossi, destaca que o projeto, ainda em
fase de desenvolvimento, já conta com uma demanda inicial de 92 aeronaves,
sendo que 50 deverão ser adquiridas pela Argentina, 24 pela Venezuela e 18 para
o Equador.
Segundo Grossi, a Força Aérea Brasileira (FAB) não planeja a aquisição da aeronave, por não estar em fase de substituição da sua frota de treinamento. Entretanto, assegura que o projeto trará benefícios de médio e longo prazo à área de Defesa Brasil.
“Nosso grande objetivo é fortalecer a nossa capacidade produtiva e fomentar as indústrias nacionais estratégicas de defesa. Quanto mais tecnologia um país tem, mais autônomo ele fica”, analisa.
Segundo Grossi, a Força Aérea Brasileira (FAB) não planeja a aquisição da aeronave, por não estar em fase de substituição da sua frota de treinamento. Entretanto, assegura que o projeto trará benefícios de médio e longo prazo à área de Defesa Brasil.
“Nosso grande objetivo é fortalecer a nossa capacidade produtiva e fomentar as indústrias nacionais estratégicas de defesa. Quanto mais tecnologia um país tem, mais autônomo ele fica”, analisa.
Montagem
Após a etapa de desenvolvimento, o projeto entrará na fase de
produção, na qual as empresas de cada país contribuirão de alguma forma. Em
princípio, as brasileiras participarão com as asas equipadas (Akaer), trem de
pouso (Novaer) e painel de equipamentos (Avionics e Flight Tecnologies). A
participação das empresas argentinas será com as portas, hélices, montagem de
motor e assentos ejetáveis.
Benefícios
Para o Brasil e suas empresas, o projeto se apresenta como uma
oportunidade de consolidar sua liderança regional, além de propiciar o ingresso
de empresas nacionais em mercados normalmente dominados por chineses, russos e
israelenses.
O programa também ajudará a
desenvolver a indústria de defesa argentina, atualizando seus processos de
gestão e tendo acesso às melhores práticas exercidas por nossas empresas. Além
disso, vai suprir a necessidade operacional de 50 aeronaves para a Escola de
Aviação Militar da Argentina.
Para o Equador e Venezuela, a grande vantagem é a participação em um processo de desenvolvimento, o que deverá fortalecer as indústrias desses países, além de suprirem suas necessidades operacionais de aeronaves de treinamento.
O projeto está completamente alinhado com a Estratégia Nacional de Defesa e o com as diretrizes do MD no esforço de fortalecimento da cooperação e do desenvolvimento regionais.
Para o Equador e Venezuela, a grande vantagem é a participação em um processo de desenvolvimento, o que deverá fortalecer as indústrias desses países, além de suprirem suas necessidades operacionais de aeronaves de treinamento.
O projeto está completamente alinhado com a Estratégia Nacional de Defesa e o com as diretrizes do MD no esforço de fortalecimento da cooperação e do desenvolvimento regionais.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa