terça-feira, 10 de junho de 2014

Foto: Edson Chagas
Rosenildo costuma ver os jogos com o rádio ligado para dar vazão à emoção gritando com a TV
Cuide do seu coração para as emoções da Copa do Mundo

Autor: Renata Lacerda | rlacerda@redegazeta.com.br
Durante a Copa do Mundo, é preciso ter cuidado com a saúde
A clássica frase do narrador da TV Globo Galvão Bueno não é só força de expressão. Haja coração - e saúde - para aguentar todas as emoções de uma Copa do Mundo. Médicos alertam: o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e crises de hipertensão, aumentam durante as partidas.

O motivo principal é mesmo a emoção à flor da pele. Emoção que o aposentado Rosenildo Teixeira Senna, 57, conhece bem. Ele não esconde que se “altera” durante um partida de futebol. “Tenho que ficar bravo mesmo. O Felipão convocou tudo errado”, reclama.

Rosenildo conta que costuma ver os jogos com o rádio ligado - pois “dá mais motivação” - e que dá vazão à emoção gritando com a TV. “Minha mulher fala que eu sou doido”, conta.

Para garantir que o coração aguente tanta emoção, o aposentado não se descuida - corre na praia regularmente e joga futebol, no mínimo, duas vezes por semana. E o check up está sempre em dia. “Todo ano vou fazer periódico”, diz.
 Cuidados

Aproveitar esses dias que antecedem o mundial para fazer um check up é a principal recomendação do cardiologista Schariff Moysés. “É um período de risco. Um jogo estressa qualquer um. Pior ainda se durante a partida a pessoa bebe exageradamente ou abusa de comidas muito salgadas e gordurosas“, explica.

O presidente da Sociedade de Endocrinologia do Espírito Santo, Albermar Harrigan, explica que, ao assistir a um jogo, há liberação de neuro-hormônios, como adrenalina, cortisol e serotonina, que aceleram o ritmo cardíaco e aumentam a sudorese.

“As pessoas mais frágeis acabam infartando mesmo. É importante ter um mínimo de autocontrole e se preparar psicologicamente tanto para a derrota quanto para a vitória. E tomar bastante líquidos, além de ter uma alimentação equilibrada”, diz.

Copa traz risco maior de infarto

Um estudo mostrou que em época de Copa do Mundo o número de emergências cardíacas, como infarto e crises hipertensivas, é 2,7 vezes maior que em outras épocas - entre os homens, chega a 3,2 vezes até 2 horas depois do jogo. Só na Copa da Alemanha, em 2006, foram 4,5 mil infartos.

Guenta, emoção!

Inimigos do coração

Perigo
O estresse provocado pelo futebol pode desencadear problemas, como infarto, AVC e crises hipertensivas – chegando até a morte.

Fatores de risco
O maior risco é para as pessoas sedentárias, com histórico familiar de doenças cardíacas e aquelas que não fazem check-up's regularmente.

O que evitar

Álcool
A ingestão de quatro latas de cerveja provoca aumento dos batimentos cardíacos e contrai as artérias, aumentando o risco de arritmia.

Cigarro
Provoca contração nas artérias, aumenta os batimentos do coração e a pressão arterial.

Cafeína
É estimulante, acelera os batimentos cardíacos e pode causar um aumento da pressão arterial. Evite cafés e energéticos.

Petiscos
Geralmente são muito salgados e gordurosos, o que aumenta a pressão arterial e o tempo de digestão, desgastando ainda mais o organismo.

Outros cuidados

Check up
É o principal cuidado. Mesmo que não tenha histórico de problemas, faça um check-up antes da Copa.

Hidratação
Tome muito líquido e opte por refeições leves nos dias de jogos.

Exercício
É aconselhável fazer alguma atividade leve, antes dos jogos, para relaxar.

Plano B
Se você já tem problemas de saúde e fica muito nervoso durante os jogos, pode ser melhor evitá-los – veja um filme ou faça uma caminhada.

Calmante
Em último caso, você pode apelar para um calmante ou medicamento contra ansiedade - desde que com receita médica!

Remédios
Já tem problemas? Não deve deixar de tomar seus remédios habituais.

Fonte: Cardiologista Schariff Moysés e endocrinologista Albermar Harrigan