O fato da aeronave ser certificada para voos privados seria um fator que
dificultaria as investigações sobre as causas do acidente
Foto: Murillo Constantino
Campos: sistema de pouso é
modificado após acidente
Aproximação na Base
Aérea de Santos, onde o avião do presidenciável tentou pousar, é considerado
incompatível com aeronaves modernas, segundo especialista em segurança de voo
Gilberto Nascimentogilberto.nascimento@brasileconomico.com.br
Poucas horas depois do acidente que vitimou o presidenciável Eduardo
Campos, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) publicou um informe
- Notam (notícia ao aviador) - em que restringia os pousos por NDB (sistema de
pouso por transmissões de rádio) na Base Aérea de Santos, no Guarujá, onde o
piloto da aeronave do candidato havia tentando descer. O procedimento,
considerado de baixa precisão, foi usado na tentativa frustrada. A aeronave
arremeteu e depois perdeu o contato com a rádio da base. Diferentemente de uma
torre, a rádio apenas orienta o tráfego aéreo, mas não tem poder de controle.
Segundo o especialista em segurança de voo Jorge Barros, este sistema de
aproximação é antigo, data dos anos 1920, e não é ideal para aeronaves como o
jato Cessna de Campos.
Para Barros, o sistema GPS, normalmente usado nos aviões atuais, não tem
compatibilidade com o pouso por antenas NDB. No Guarujá, são usados dois deles
na aproximação. Ele lembra que a base militar foi desativada e ainda não foi decidido
qual será o destino do aeroporto lá existente. A indefinição, na opinião do
especialista, faz com que o Decea não instale equipamentos mais modernos no
local. Um coronel aviador da reserva afirma ainda que o fato da aeronave ser
certificada para voos privados é um fator que dificulta as investigações sobre
as causas do acidente. Os aviões de táxi aéreo e de linhas regulares têm duas
caixas-pretas, uma registra os diálogos da cabine e outra os dados de voo, como
o regime dos motores e as razões de subida e descida. No transporte privado, é
obrigatória apenas a primeira, que já foi localizada.
Protocolo internacional de
identificação
O diretor do IML paulista, Ivan Miziara, diz que os corpos de Eduardo
Campos, de quatro de seus assessores e dos dois pilotos da aeronave serão
identificados por exames de DNA. Os procedimentos, segundo ele, seguem um
protocolo internacional. Ontem, 50 profissionais se dedicavam a separar e
identificar os fragmentos. O recolhimento de material humano no local do
acidente foi encerrado na tarde de ontem. O dentista de Campos entregou imagens
da arcada dentária do político para facilitar a identificação. O IML evita
falar em prazos para a conclusão da identificação. O trabalho depende também de
amostras de familiares das vítimas.
Homenagens
Ontem, pelas ruas de Recife, circulavam carros com fita preta amarrada
na antena. Taxistas também exibiam tarjas pretas em seus veículos. Em São
Paulo, uma bandeira de Pernambuco foi pendurada na grade do IML, onde está o
corpo de Eduardo Campos e das outras vítimas do acidente.
Família manifesta preocupação
Integrantes da família de Eduardo Campos, em conversas com políticos do
PSB pernambucano, já manifestaram preocupação com o futuro do candidato do
partido à sucessão no Estado, Paulo Câmara. Ele perdeu seu grande apoiador.
Como no quadro nacional, haverá agora uma disputa para definir quem comandará o
PSB local.
Quatro nomes na disputa pelo PSB em
Pernambuco
São cotados para comandar o PSB em Pernambuco Fernando Bezerra Coelho,
candidato ao Senado; Geraldo Júlio e Sileno Guedes, prefeito e secretário de
Governo de Recife, respectivamente; e Danilo Cabral, deputado federal. Guedes e
Cabral eram próximos de Eduardo. Terão bastante peso as opiniões de Renata,
viúva de Campos, e do advogado Milton Coelho, integrante do Diretório Nacional
do PSB.