domingo, 20 de fevereiro de 2011

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Histórico

A origem da Escola Superior de Guerra se prende ao Curso de Alto Comando, criado em 1942, pela Lei de Ensino Militar, voltado, à época, apenas a Generais e Coronéis do Exército.
Esse curso hibernou até 1948, quando o Gen Salvador César Obino, então Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, e um grupo de militares ilustres, tendo à frente o Gen Oswaldo Cordeiro de Farias lançam as bases, nos moldes do National War College, para se estabelecer a implantação, no Brasil, de um Instituto Nacional de Altos Estudos, direcionado para o binômio Segurança e Desenvolvimento.
Esse instituto deveria funcionar como um centro permanente de pesquisa e de debates de problemas brasileiros.
Em dezembro de 1948, um grupo de militares brasileiros, do qual faziam parte três americanos, liderados pelo Gen Oswaldo Cordeiro de Farias, elaboraram o anteprojeto do regulamento da ESG. Durante os estudos para a redação do Regulamento da Escola, novas idéias surgiram centradas em um documento do TC Idálio Sardemberg, sob o título Princípios Fundamentais da Escola Superior de Guerra. De acordo com este documento, o desenvolvimento não dependia só de fatores naturais, mas principalmente de fatores culturais e, sobretudo, na capacidade dos homens chamados para as funções de direção, de transformar os hábitos de trabalho até então vigentes, a fim de instaurar um ambiente de análise e hábito de trabalho em conjunto. Complementando as considerações, o citado documento frisou que o Instituto a ser criado convergiria esforços no estudo e solução dos problemas de Segurança Nacional, mediante um método de análise e interpretação dos fatores políticos, econômicos, diplomáticos e militares, que condicionam o Conceito Estratégico Nacional em um espaço de ampla compreensão entre os grupos nele representados.
Assim, pela Lei Nº785, de 20 de agosto de 1949, foi criada a Escola Superior de Guerra, um Instituto de Altos Estudos, diretamente subordinada ao Ministro de Estado Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, destinada a desenvolver e a consolidar os conhecimentos necessários ao exercício de funções de assessoramento e direção superior e para o planejamento do mais alto nível. Inicialmente, apenas para militares, para em seguida incorporar aos seus quadros setores da elite nacional para juntos, civis e militares, estudarem o Brasil.
Em 15 de março de 1950, iniciou-se o ano letivo da primeira turma da ESG, sendo a Aula Inaugural proferida pelo General César Obino, no auditório da antiga Escola Técnica do Exército, atual Instituto Militar de Engenharia (IME) e que contou com a presença do então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra.
O primeiro Comandante e Diretor de Estudos, o Marechal Cordeiro de Farias, foi sucedido pelo Marechal Juarez Távora. Desde essa época foi estabelecido um sistema de rodízio, sendo a Escola comandada por oficiais-generais das três Forças Singulares.
Com a criação do Ministér io da Defesa, em 20 de agosto de 1999, a ESG passou a ser subordinada diretamente ao Ministro de Estado da Defesa e tem como missão desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções de direção e planejamento da Segurança Nacional.
Na formulação e consolidação dos conhecimentos necessários ao planejamento da segurança e defesa deverão ser considerados, também, os aspectos relativos ao desenvolvimento nacional.
A Escola funciona como centro de estudos e pesquisas, e tem como missão planejar, coordenar e desenvolver os cursos que são estabelecidos pelo Ministério da Defesa.
A ESG orgulha-se de ter diplomado mais de 8000 esguianos, dentre eles, quatro Presidentes da República, 45 Ministros de Estado, 20 Senadores, 31 Deputados Federais, vários diplomatas, inúmeros Oficiais-Generais e personalidades do cenário nacional.
Com o objetivo de vivificar a união dos diplomados pela ESG e difundir seus conceitos doutrinários, o método de trabalho e de planejamento estratégico preconizado pela Escola, criou-se a Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).
Com 27 Delegacias, uma em cada capital dos Estados e no Distrito Federal, e com representações em mais de 100 cidades do interior, a ADESG possibilitou, até hoje, a diplomação, nos diversos Cursos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE), mais de 80.000 importantes lideranças formadoras de opinião.