quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TERRORISMO.

Terrorismo ainda é uma grande ameaça, afirma Secretário-Geral da ONU
28 de setembro de 2011 · Notícias - ONU

Em uma reunião realizada hoje (28/09) pelo Comitê Antiterrorismo (CTC, na sigla em inglês) do Conselho de Segurança, o Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon disse que, dez anos após os atentados de Nova York em 11 de setembro, o terrorismo ainda é uma grande ameaça. “Ataques têm consequências econômicas graves e causam grandes estragos para a estabilidade e a harmonia regional dos Estados”, declarou.
O Diretor Executivo do CTC, Mike Smith, observou que a comunidade internacional se tornou mais consciente da necessidade de tomar ações conjuntas contra o terrorismo. Ele ressaltou também a necessidade de tratar das condições sociais que são exploradas pelos terroristas para convencer jovens a apoiar suas causas.
“Nós passamos muito tempo estes dias discutindo com os países sobre o valor da adoção de uma estratégia nacional ampla para acabar com o terrorismo”, afirmou Smith, comentando que é preciso também estabelecer mecanismos que assegurem aos governos o entendimento de seus papeis na luta contra o terrorismo.
Em relação ao problema do incitamento, o Diretor Executivo ressaltou que o trabalho contra o terrorismo terá que envolver os atores que estão muito além do governo, como a sociedade civil, associações profissionais, acadêmicos, jornalistas, parlamentares, setor privado, professores e líderes religiosos. “Como fazer isso será um desafio, mas é um que todos nós precisamos superar”, completou.