segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ÁGUA

ONU: Manejo correto da água é vital para economia verde
7 de outubro de 2011 · Notícias - ONU

Promovida pela ONU Água em Zaragoza, na Espanha, conferência sobre o tema realizada entre os dias 3 e 5 de outubro discutiu como se adequar aos limitados recursos hídricos do planeta. O foco do encontro foi a análise de projetos bem sucedidos sobre a utilização destes recursos que poderiam servir de modelos para ajudar e estimular a economia verde no mundo.
Especialistas preveem que a quantidade de água necessária para o homem sobreviver pode exceder o montante existe em até 40% já em 2030, tornando a gestão da água uma prioridade na agenda de sustentabilidade. Segundo eles a água está estreitamente conectada à economia verde devido a sua ligação direta com as questões do desenvolvimento sustentável, como a saúde, segurança alimentar, energia e pobreza.
O evento também demonstrou como a utilização correta da água pode ser o maior contribuidor para o desenvolvimento de uma economia verde. Quatro exemplos foram usados como modelos: o projeto dos quatro maiores rios da Coreia do Sul, a reforma da rede urbana de abastecimento e saneamento do Iêmen, o planejamento de água em Laos e a reforma do abastecimento de água em Burkina Faso.
Ao final da conferência, a ONU Água lançou um guia prático para promover ações, instrumentos e políticas em direção a uma economia verde associada ao desenvolvimento sustentável e à erradicação da pobreza. A conferência serviu de preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012, conhecida como Rio+20 e aproveitou para anunciar o relatório “Aplicações de abordagem integrada, gestão e utilização dos recursos hídricos”, que será lançado nesta futura conferência.