segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

IRÃ PREPARA ATIVIDADE NUCLEAR SUBTERRÂNEA,DIZEM FONTES.

Posted: 19 Dec 2011 12:37 PM PST
O Irã pode iniciar em breve atividades nucleares estratégicas em uma instalação escavada dentro de uma montanha, disseram fontes diplomáticas nesta quarta-feira, em uma notícia que deve causar ainda mais preocupação para os países que exigem o fim dessas atividades.
O bunker em questão fica em Fordow, perto da cidade sagrada de Qom. As fontes disseram que equipamentos e matérias-primas já foram transferidos para lá, à espera de uma decisão do governo para dar início à atividade de enriquecimento de urânio em alto grau.
Até agora, o enriquecimento acontecia sobre a superfície, em outro local.
“Eles estão prontos para começar a alimentar”, disse uma fonte diplomática, referindo-se à colocação nas centrífugas de gás urânio baixamente enriquecido, num processo que eleva o seu grau de pureza.
O urânio, dependendo do nível de enriquecimento, pode ser usado para alimentar reatores nucleares ou para a produção de armas atômicas.
Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de tentar desenvolver secretamente a tecnologia de armas nucleares, algo que Teerã nega, dizendo que sua intenção é apenas gerar energia para fins pacíficos.
Shannon Kile, especialista em proliferação de armas nucleares, observou que meses atrás o Irã já havia anunciado a transferência das suas atividades mais estratégicas de enriquecimento para Fordow, mas que o início desse trabalho propriamente dito seria algo significativo.
“Obviamente, para as pessoas que estão preocupadas com a capacidade do Irã para ‘escapar’ e enriquecer (urânio) até o grau necessário ao uso em armas, esse é um grande passo no caminho”, disse Kile, que trabalha no Instituto Internacional de Estocolmo para a Pesquisa da Paz.
O Irã anunciou em 2010 que pretendia elevar o nível de enriquecimento do seu urânio de 3,5 para 20%, e que esse material adicionalmente enriquecido seria usado para repor os estoques do combustível de um reator de pesquisas médicas.
A notícia preocupou o Ocidente, embora o uso em armas nucleares exija urânio enriquecido a quase 90 por cento. EUA e Israel dizem não descartar uma ação militar para impedir o Irã de manter seu programa de enriquecimento.
A principal usina iraniana de enriquecimento fica na cidade de Natanz, no centro do país. A liderança do país disse em junho que iria transferir o enriquecimento de alto grau para Fordow, aproveitando sua maior capacidade e a maior proteção contra um eventual bombardeio.
Nesta quarta-feira, um comandante da Guarda Revolucionária (força de elite do Exército iraniano) disse à agência semioficial de notícias Mehr que o Irã irá, se necessário, transferir suas instalações de enriquecimento de urânio para locais mais seguros. Ele não entrou em detalhes sobre isso.