segunda-feira, 30 de julho de 2012

Programa “Forças no Esporte” vai aumentar participação nas fronteiras do país

Brasília, 27/07/2012 - Crianças e adolescentes moradores de municípios da faixa de fronteira do Brasil serão beneficiados, no próximo ano, com as ações do Programa Forças no Esporte (Profesp). O aumento da atuação da iniciativa nessas áreas atende a determinação do Ministério do Esporte. Nesta quarta-feira (25), os coordenadores do projeto se reuniram no Ministério da Defesa (MD) para tratar do assunto.

Na abertura do encontro, o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, almirante-de-esquadra Julio Saboya de Araujo Jorge, lembrou que o programa já atende a algumas regiões fronteiriças, como é o caso de São Gabriel da Cachoeira (AM). “[Nesse município] Se não está implantado ainda, vai entrar em funcionamento agora no segundo semestre com cem meninos. A partir do ano que vem teremos meninas também.”

De acordo com o almirante, porém, é preciso ter cautela quanto à implementação do Forças no Esporte nas áreas isoladas do Brasil. O oficial alertou que para o projeto ser implementado, as regiões devem cumprir três exigências básicas: possuir escola, ter uma organização militar com estrutura para receber as crianças e disponibilizar profissionais qualificados para trabalhar com desporto infanto-juvenil.

Em seguida, a reunião ficou a cargo do presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, general-de-divisão Fernando Azevedo e Silva, que enalteceu o trabalho realizado pelo programa. “O Forças no Esporte tem um apelo muito bom.” O general explicou que o Ministério do Esporte já fez levantamento das localidades que possuem estruturas escolar próximas à aérea de fronteira onde estão situadas organizações da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Neste primeiro encontro de coordenação do programa de 2012, estiveram presentes representantes do Estado-Maior da Armada, do Comando de Operações Terrestres do Exército, do Estado-Maior da Aeronáutica, além de coordenadores do programa e integrantes do Esporte.

Dados


O gerente do programa, coronel Augusto Cesar Amaral, apresentou o balanço da iniciativa e expôs as metas de trabalho para o triênio 2013/2015. Este ano, o cronograma de atividades do projeto vai de julho a dezembro.

Ao todo, são cerca de 11 mil beneficiados de 7 a 17 anos em 58 municípios brasileiros, que contam com a estrutura de 85 organizações  militares (10% no Norte, 25% no Nordeste, 19% no Sul e 27% no Centro-Oeste). A meta para os próximos anos é fazer o programa chegar a 80 a 100 mil pessoas.

A previsão para o início da ação nas fronteiras é em março de 2013. A pasta do Esporte deve investir mais de R$ 13 milhões para a melhoria de infraestrutura das unidades militares que receberão o programa.

Forças no Esporte


O Profesp é uma iniciativa voluntária desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e com recursos dos Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Somente este ano, o Esporte disponibilizou mais de R$ 2 milhões para a compra de material esportivo e contratação de profissionais e o MDS contribuiu com 4 milhões para auxílio alimentação dos meninos e meninas.

Desde 2003, o projeto tem beneficiado crianças, jovens e adolescentes que vivem em área de vulnerabilidade social. O objetivo da iniciativa é promover a integração social e a saúde; prevenção à doença, à marginalidade e à violência, por meio de atividades físicas e de lazer.


Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa