terça-feira, 30 de dezembro de 2014


Deputados se mobilizam por fim do embargo a Cuba

Grupo reúne parlamentares do Brasil e de outros países da América Latina e Europa. O objetivo é pressionar o Congresso dos Estados Unidos para acabar com as sanções econômicas à ilha, ideia que esbarra em resistências de republicanos e setores dos democratas

Gilberto Nascimentogilberto.nascimento@brasileconomico.com.br

Um grupo de parlamentares progressistas de diversos países da Europa e da América Latina começa a se mobilizar agora para pressionar o Congresso Americano pelo fim do embargo comercial do país a Cuba. São os mesmos políticos que participavam das manifestações pela libertação de cinco agentes cubanos presos nos Estados Unidos por espionar organizações anticastritas de Miami, que são acusadas de planejar ataques contra a ilha. Para o deputado federal Renato Simões (PT-SP), integrante do grupo, com a decisão dos presidentes Barack Obama e Raúl Castro de retomar as relações diplomáticas e trocarem presos, resta agora o fim das sanções econômicas, uma decisão que cabe ao Parlamento dos Estados Unidos. Ele acredita que a proposta terá dificuldades para passar.

Sem apoio dos republicanos, o fim do embargo encontra resistências mesmo entre os democratas. Em junho, o deputado brasileiro se reuniu, nos Estados Unidos, com congressistas democratas mais progressistas. “A expectativa deles era que Obama anunciasse o reatamento com Cuba depois das eleições parlamentares e antes do anúncio dos candidatos democratas à sucessão presidencial, o que de fato ocorreu”, afirma. No começo do ano, Simões embarca para Cuba, onde deve se encontrar com os cubanos que foram colocados em liberdade. Ele também deve se reunir com outras personalidades do regime cubano para conversar mais sobre o andamento do diálogo entre os países. Uma das preocupações dos movimentos sociais é com a situação de Assata Olugbala Shakur, integrante dos Panteras Negras exilada na ilha desde 1980.