terça-feira, 30 de dezembro de 2014


Presença das Forças Armadas na Favela da Maré é prorrogada em seis meses

Brasília, 30/12/2014 – O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (30) que as Forças Armadas permanecerão por mais seis meses no Complexo da Maré, na operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) que visa à pacificação da área. Os militares iniciaram os trabalhos em abril de 2014 - a previsão é que ficariam no local até esta quarta-feira (31).

Foto: Tereza Sobreira

 

Chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi, fala à imprensa sobre a prorrogação da operação de GLO na Favela da Maré: seis meses

A prorrogação da GLO, entretanto, prevê a redução gradual do contingente de homens das Forças Armadas a partir de 31 de março. Eles serão substituídos por agentes das Instituições de Segurança Pública do Rio de Janeiro até o final de junho de 2015. O protocolo com as regras para a transição será assinado no próximo dia 7 de janeiro entre o governo fluminense, o Ministério da Defesa e o da Justiça.

A decisão de prorrogar a presença das Forças Armadas na Maré foi tomada após reunião de trabalho com a presença do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, do ministro da Defesa, Celso Amorim, do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi, e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. 

O governador Pezão explicou que o trabalho desenvolvido pelo Governo Federal, no prazo pedido pelo estado do Rio de Janeiro, foi estratégico. "Só conseguimos avançar no combate à criminalidade com essa cooperação, com o suporte estratégico do Governo Federal no combate à criminalidade”, disse.

O general José Carlos de Nardi e a secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, também definiram os detalhes da prorrogação. O ministro José Eduardo Cardozo lembrou que há uma tradição de apoio ao Rio de Janeiro, com um suporte à política das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs).