segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CRISE NO MUNDO.

OCDE confirma tendência de desaceleração no mundo
Felipe Peroni   (fperoni@brasileconomico.com.br)
10/10/11 10:45
Indicador elaborado pela OCDE reforça tendência de forte desaceleração na economia mundial para os próximos seis meses.
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê uma desaceleração mais forte nos países avançados nos próximos seis meses.
O indicador elaborado com base em dados de agosto dos países da OCDE teve um recuo de 0,5% frente ao mês anterior, o quinto mês consecutivo de declínio, para 100,8 pontos.
A organização possui 34 países membros, incluindo as economias mais desenvolvidas do planeta.
"O indicador para a área da OCDE aponta fortemente a uma desaceleração", explica Emmanuelle Guidetti, do diretório de estatísticas da OCDE.
"Um pico parece ter sido alcançado em fevereiro de 2011", afirma.
O índice de indicadores antecedentes consiste em uma compilação de indicadores econômicos que possam sinalizar antecipadamente a tendência que tomará a economia em cerca de seis meses, como pedidos à indústria, autorizações de novas construções, expectativas e desempenho de ações nas bolsas.
Para os membros do G7, as sete maiores economias do mundo, a queda foi de 0,6%, a 101,1 pontos. Na Alemanha, a queda foi de 1,3%, e nos Estados Unidos, o recuo foi de 0,6%.
O indicador ainda fica acima da marca de 100 pontos, correspondente à média de longo prazo para essas regiões. Mas excluindo o Japão, Estados Unidos e Alemanha, os indicadores para as maiores economias do mundo estão todos abaixo dessa marca.
Na Zona do Euro, por exemplo, a queda na atividade deve ser mais intensa. O índice recuou 0,9%, para 99,8 pontos, e em relação ao mesmo mês do ano passado, a atividade econômica mostra um recuo de 3,4% na região.
"Os primeiros países a atingir um pico no indicador foram França e Itália, em janeiro de 2010, seguidos por Reino Unido, em fevereiro de 2010, e Alemanha, em fevereiro de 2011", explica Guidetti.
Para o Brasil, os dados de agosto mostram um recuo de 1,2% na atividade econômica. O indicador se encontra em 94,8 pontos.