terça-feira, 11 de outubro de 2011

GUERRA DO AFEGANISTÃO.

A Guerra do Afeganistão completa dez anos nesta nesta sexta-feira, 7. Veja abaixo mapas e números sobre a investida militar chefiada pelos Estados Unidos para livrar o país dos militantes islâmicos do Taleban e da influência da rede terrorista Al-Qaeda.
O mapa mostra a divisão dos comandos por região afegã. Os Estados Unidos, que mantém o maior efetivo no país, são responsáveis pelas áreas fronteiriças com o Paquistão, consideradas as mais críticas.
Milhares de pessoas – entre civis e militares – morreram em combates e atentados terroristas durante os dez anos de conflitos no Afeganistão. O número de civis mortos, porém, é quase seis vezes maior que o número de baixas entre militares americanos.
Quando assumiu a presidência dos Estados Unidos, Barack Obama prometeu retirar todos os soldados americanos do Afeganistão. O cronograma, porém, apresenta dificuldades para ser cumprido. A saída dos militares, dizem as autoridades, está condicionada à capacidade das forças afegãs de manter a segurança do país por conta própria.