quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ENCERRAMENTO DO CURSO DE ALTOS ESTUDOS DE POLÍTICA E ESTRATÉGIA - CAEPE

CONCLUSÃO DO CAEPE/2012 A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou a Solenidade de Diplomação do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e a Solenidade de Encerramento (CAEPE/2012), nos dias 6 e 7 de dezembro, respectivamente.
Durante a Solenidade de Diplomação, presidida pelo General-de-Exército TÚLIO CHEREM, foi realizada a entrega dos diplomas de conclusão do CAEPE aos formandos da Turma "Programa Antártico Brasileiro - PROANTAR". Em seguida, o Coronel João Luis Rodrigues destacou a história do Tenente Ricardo Kirk – primeiro oficial do Exército a pilotar aviões e inaugurou o retrato do Patrono da Turma, acompanhado pela bisneta do homenageado, Sra Camila Kirk. Antes de encerrar a solenidade, o Coronel do Exército dos Estados Unidos da América José Antonio Espinosa Huertas fez os agradecimentos à ESG, em nome dos estagiários da nações amigas que cursaram o CAEPE/2012 e entregou ao Comandante da Escola uma placa que registra essa passagem.
No dia seguinte, em solenidade também no Auditório Professor Oliveira Júnior e presidida pelo General Cherem, o Juiz Federal Marcelo De Nardi, Orador da Turma, falou em nome dos formandos. Os estagiários iniciaram as apresentações individuais e, encerrada essa fase, foram saudados por todos os presentes com uma salva de palmas. Os
padrinhos e madrinhas entregaram os distintivos do curso aos estagiários e, em seguida, o representante da PROANTAR, Contra-Almirante (FN) Alexandre José Barreto de Mattos fez uso da palavra e, acompanhado pela Professora Cibely Reynaud, inaugurou a placa que registra o nome dos Estagiários do CAEPE/2012 na história da ESG. A cerimônia foi encerrada pelo Comandante da Escola.
Com a participação de diversas autoridades civis e militares, dentre as quais o Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antônio Gomes Leite Filho, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Luiz Fernando Palmer da Fonseca e dos Gen Ex R/1 Angelo Baratta Filho e Licínio Nunes de Miranda FIlho, a solenidade encerrou o CAEPE/2012 que, nesse ano, diplomou 83 estagiários, sendo 4 das Nações Amigas (Alemanha, Estados Unidos da América, Guatemala e Nigéria).
O CAEPE tem por objetivo habilitar civis e militares do Brasil e das Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial nas áreas de Segurança e Defesa Nacional.