terça-feira, 8 de outubro de 2013


Agronegócio

Expansão da agricultura no Brasil estimula conflitos por terra, diz Oxfam


Brasil Econômico   - Por Agência Brasil
08/10/13 13:57

 

De acordo com a entidade, os povos indígenas e quilombolas representam mais de um quarto das pessoas afetadas por conflitos agrários no Brasil.

Maior produtor mundial de açúcar, responsável por 20% do abastecimento mundial, o Brasil é, segundo a organização não governamental Oxfam, um exemplo de país onde os conflitos agrários têm crescido em consequência da expansão da agricultura, principalmente do plantio de soja e da cana-de-açúcar. De acordo com a entidade, os povos indígenas e quilombolas representam mais de um quarto das pessoas afetadas por conflitos agrários no Brasil.

"Embora certamente nem todas as disputas estejam relacionadas com [a produção do] açúcar, são os seus principais produtores, como Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo que tiveram um número expressivo de conflitos", aponta o informativo com base em um estudo da Oxfam divulgado à imprensa para subsidiar a campanha que visa a sensibilizar empresas e governos a construírem um sistema alimentar mundial mais justo.

A conclusão do estudo é que, ante a estimativa de que, por causa "do nosso insaciável amor pelo doce", a produção mundial do produto cresça 25% até 2020, a competição por áreas produtivas se intensifiques.

De acordo com a Oxfam as dez maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, entre elas Coca Cola, PepsiCo e Danone, adotam medidas para identificar, evitar e tratar os consequentes conflitos agrários em sua cadeia de suprimentos.

Para a maior entidade representativa do setor de açúcar e bioetanol do Brasil, a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), as afirmações da organização internacional Oxfam são inconsistentes ao tratar da situação brasileira.

"Esse relatório está cheio de buracos, a começar pelo fato de que eles tentam chegar a uma conclusão global, como se houvesse alguma uniformidade nas diferentes situações dos diversos países que produzem cana-de-açúcar", comentou o diretor de Comunicação e Marketing da Unica, Adhemar Altieri.