terça-feira, 30 de abril de 2013

ESG ministra curso no Uruguai
No período de 1º a 19 de abril, o Coronel R/1 Juaris Weiss Gonçalves, integrante do Corpo Permanente da ESG, ministrou curso sobre o Método para o Planejamento Estratégico/ESG, no Centro de Altos Estudos Nacionais – CALEN –Montevidéu-Uruguai.
A turma do CALEN é composta por cinqüenta e dois estagiários, dentre militares da ativa e da reserva do Uruguai, advogados, professores universitários, jornalistas, empresários, membros do gabinete do Presidente do Uruguai, representante do gabinete da Intendência de Montevidéu, estudantes universitários e um oficial superior brasileiro.
O General José Maria Burone, Diretor do CALEN, participou das solenidades de abertura e encerramento e fez-se presente em diferentes etapas do curso.
Os assuntos tratados durante o curso foram: Objetivos Nacionais, Poder Nacional, Política e Estratégia Nacionais, Segurança e Defesa, Bases Teóricas de Planejamento, Método para o Planejamento Estratégico e Bases Teóricas de Cenários Prospectivos. Além do conteúdo teórico apresentado, os estagiários realizaram um exercício de aplicação do referido método de planejamento