segunda-feira, 8 de abril de 2013

Militar brasileira integra, pela primeira vez, contingente da Força de Paz no Líbano

Brasília, 08/04/2013 –
Pela primeira vez, na história da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM/Unifil), uma militar da Marinha do Brasil vai integrar a missão. Trata-se da capitão de fragata Núbia Maria Rodrigues, que fará parte do sexto contingente que substituirá o quinto efetivo militar no país.

Na Força Naval há mais de 30 anos, a capitão diz que está realizando um sonho que acalentava desde o início da carreira: o de participar de uma operação de paz.

Formada em Direito e em sua segunda missão internacional, a militar vai exercer a função de legal advisor (assessora jurídica). Na visão da comandante Núbia, o maior desafio desse novo cargo é ficar longe do filho por seis meses. “Por ser uma área de conflito, eu e meus companheiros não temos como levar a família.”

Núbia ainda falou das expectativas em relação à FTM/Unifil. “Espero que eu cumpra com as minhas atribuições de maneira exitosa para que a missão brasileira seja bem sucedida e continue com o mesmo padrão elevado que possui no cenário internacional.”

Dos seis países que integram a FTM/Unifil (Alemanha, Bangladesh, Brasil, Indonésia, Turquia e Grécia), somente a Indonésia tem uma mulher no seu efetivo de militares.

O encontro

Por dois dias (4 e 5/04), a comandante Núbia e mais sete oficiais integrantes do sexto contingente participaram de reuniões preparatórias para o trâmite de substituição das tropas brasileiras no Líbano.

O encontro, que aconteceu no Ministério da Defesa (MD), foi aberto pelo chefe de Operações Conjuntas (CHOC), brigadeiro Ricardo Machado Vieira. Na ocasião, ele cumprimentou os oficiais designados e desejou a todos “que os trabalhos transcorram de maneira proveitosa e profícua na nova missão”.

Os militares tiveram a oportunidade de assistir a palestras, proferidas por civis e militares especialistas em assuntos de conflitos no Oriente Médio. Uma das apresentações foi a do contra almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, que ficou à frente da missão de fevereiro de 2012 a fevereiro de 2013.

Atualmente na Defesa, como diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial (DECTI), o almirante Zamith falou sobre sua experiência na função de comandante da FTM/Unifil e avaliou como extremamente válida a participação da comandante Núbia. “Existe toda uma tendência mundial em aumentar a participação feminina nas operações de manutenção de paz. Eu acho muito positiva”, acrescentou.

Outra palestra que prendeu a atenção dos militares foi a do professor de Relações Internacionais e diretor de Assuntos Internacionais do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Hussein Ali Kalout. De origem libanesa, o palestrante abordou questões sobre Influências das Grandes Potências, Estratégia Militar e Ações Diplomáticas.

O embaixador Paulo Roberto Tarrise de Fontoura, que exerceu a função de diplomata brasileiro no Líbano por três anos, falou da Participação Brasileira em Operações de Paz. Os representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) também se fizeram presente com temas relevantes sobre os Principais Desafios na Unifil e sobre a Política Externa Brasileira no Líbano.

FTM/Unifil

Desde o dia 25 de fevereiro de 2013, a FTM/Unifil é comandada pelo contra almirante Joese de Andrade Leandro, que permanece no cargo por um ano.

No caso do rodízio de contingente, a troca é realizada a cada seis meses. Desta vez, a nova tropa desembarcará em território libanês, no porto de Beirute, no dia 10 de julho. Os militares saem da Base Naval de Mocanguê (RJ), no dia 10 de junho, a bordo da fragata F-45 União, que renderá em 17 de julho a fragata F-42 Constituição. A F-45 será composta por oito oficiais, dois praças e mais um efetivo de 243 militares.

A Força-Tarefa está sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) e atua na retirada de tropas israelenses no Líbano. Tem como missão impedir a entrada de armamento no país por meio da interdição marítima.

Fotos: Tereza Sobreira e Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa