sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ministro Amorim participa da cerimônia de entrega de espada a 14 oficiais generais
Brasília, 05/04/2013 – O ministro da Defesa, Celso Amorim, participou hoje (5) de cerimônia de entrega de espada a 14 oficiais generais ocorrida no Clube do Exército, em Brasília. Promovidos recentemente pela presidenta Dilma Rousseff, os novos generais de brigada, perfilados no salão principal, receberam as respectivas armas dos padrinhos que chegaram ao local transportadas em bandejas por cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).


Na saudação aos novos generais, o chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general Joaquim Silva e Luna, lembrou a longa caminhada dos militares, iniciada na AMAN, até o generalato. “Sabe-se que nenhuma vitória é fácil. A jornada iniciada pelos senhores, desde o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras, até a data de hoje, foi longa. Já se vão mais de 30 anos. Atributos dos mais nobres foram testados: têmpera de aço, robustez de caráter, crença nos valores da Instituição, camaradagem, determinação, coragem e fé”, destacou o general Silva e Luna.
O chefe do EME lembrou ainda que “a síntese dessa caminhada de sacrifícios, superações e conquistas vê-se estampada no rosto emocionado de cada um, neste momento em que estão perfilados à nossa frente, para receberem a espada de oficial general”.
“Analisando potencialidades adequadas a esta conjuntura e revisitando esse passado de méritos dos senhores, o Alto-Comando do Exército os escolheu - com o coração no presente e os olhos postos no amanhã; o Sr Comandante do Exército apresentou seus nomes ao Sr Ministro da Defesa, que os submeteu à Comandante em Chefe das Forças Armadas, que os promoveu a general. Festa! Orgulho familiar! Alegria de pares, superiores e subordinados! Parabéns!”, destacou o chefe do EME.

Novos generais
A partir da indicação do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, a lista dos novos generais foi encaminhada ao ministro Amorim que, no dia 28 de março, recebeu o aval da presidenta Dilma. Na mesma data, os nomes dos generais de brigada foram publicados no Diário Oficial da União juntamente com os dos outros militares das três Forças que integram a lista de promoções.
Nesta semana, os generais de brigada participaram de reunião no Ministério da Defesa. Na oportunidade, tomaram conhecimento do funcionamento do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). Hoje, se deu a cerimônia de entrega da espada, um dos pontos de gala para os militares ao alcançarem o generalato.
O evento teve início com a entrada do ministro Amorim e do general Enzo Peri ao salão do Clube do Exército. Após a execução do Hino Nacional, 14 cadetes da AMAN se deslocaram até os novos generais transportando nos braços bandejas com a respectiva espada.
Concluída a etapa, os oficiais generais se apresentaram ao ministro Amorim e ao comandante do Exército. A cerimônia foi concluída com os cumprimentos do público.
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa