quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CHILENOS REJEITAM SAÍDA AO MAR PARA BOLÍVIA.

O rechaço dos chilenos em conceder territórios de acesso ao mar da Bolívia,país com o qual o Chile não mantém relações diplomáticas desde 1978,cresceu nos últimos cinco anos,informa a pesquisa Nacional  Bicentenário – 2011,realizada pela Universidad Católico e a empresa Adimark.
A sondagem,publicada ontem pelo jornal El mercúrio,revelou que a porcentagem de chilenos que apóiam a decisão de não ceder uma saída ao mar aos bolivianos subiu 15 pontos,de 33% em 2006,a 48% em 2011.
Da mesma maneira,o respaldo a entregar uma faixa litorânea à Bolívia baixou de 13% a 9%,enquanto que o número de pesquisados que está de acordo em dar benefícios econômicos aos bolivianos caiu de 47% a 40%.
A Bolívia reclama a saída ao mar que perdeu depois da travar,em aliança com o Peru,uma guerra  contra o Chile no fim do século 19.Desde 1978,os dois países carecem de relações diplomáticas formais.
PESQUISA REVELA QUE JÁ CHEGA À METADE DA POPULAÇÃO DO CHILE A OPOSIÇÃO A UM ACORDO PARA DEVOLVER FAIXA DO LITORAL AO VIZINHO.
Este ano,o presidente boliviano,Evo Morales,anunciou a intenção de seu país em levar este pleito a tribunais internacionais,questão rechaçada pelo Chile,que entregou facilidades portuárias à Bolívia no norte chileno.
“Esta intransigência geopolítica dos chilenos deve ser vista com preocupação,porque dá um pouco margem aos governos para atuar com prudência e moderação nestes conflitos”,indicou Eduardo Valenzuela,diretor do Instituto de Sociologia da Universidad Católica e um dos pesquisadores a cargo do projeto.O levantamento ouviu 2005 adultos em seus domicílios,entre 20 e 29 de junho,com uma margem de erro de 2,2%.(AFP) – Matéria publicada hoje dia 24/11/2011,quinta-feira no jornal “BrasilEconômico”.