Formatura é o primeiro passo rumo à criação do Instituto Pandiá Calógeras

O instituto será dedicado à formação de quadros civis para as carreiras ligadas à Defesa. Na sede carioca da Escola Superior de Guerra (ESG), na Fortaleza de São João, serão concentrados os cursos de natureza militar.
Na avaliação do comandante da ESG, general-de-exército Túlio Cherem, a data de hoje é um marco para a instituição porque assinala a presença do centro de ensino em Brasília.

Para a gerente executiva da célula de inteligência em segurança da Caixa Econômica Federal, Ana Luiza Vasconcellos, foi uma honra ser a representante da instituição no curso.
“Vim com uma expectativa muito grande e o curso a superou. A qualidade dos palestrantes, a organização e a visão ampla que passaram de Defesa para nós foi muito boa. Espero que a Caixa receba um novo convite para o próximo”, ressaltou.

O CSUPE
Organizado pelo Núcleo Brasiliense da ESG, criado em julho, o 1º Curso Superior de Política e Estratégia (1° CSUPE) foi aberto em 20 de setembro. Foram analisadas questões orçamentárias, proteção da fronteira, política de mobilização, necessidades de novos equipamentos e influência do cenário político internacional no ambiente interno do País.
O principal objetivo foi incentivar o estudo de assuntos da Defesa nos escalões da Administração Pública, no meio militar e junto aos setores empresariais e acadêmicos.

Os alunos também realizaram visitas ao Centro de Guerra Eletrônica do Exército e ao Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro.
Fotos: SO Carlos
Assessoria de ComunicaçãoMinistério da Defesa