sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Há informações críveis sobre armas nucleares no Irã, diz Diretor Geral da AIEA
17 de novembro de 2011 · Notícias - ONU


O Diretor Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, afirmou nesta quinta-feira (17/11) durante Reunião do Conselho de Governadores do AIEA em Viena, Áustria, que há informações credíveis sobre o desenvolvimento de armas nucleares no Irã. Ele pediu que o governo iraniano libere uma inspeção de especialistas para esclarecer a natureza do programa nuclear.
A natureza das informações foram consideradas consistentes em questões técnicas, prazos e participação de organizações e indivíduos envolvidos. Em relatório ao evento, o Diretor Geral solicitou que o Irã restabeleça a confiança internacional quanto ao fim exclusivamente pacífico do seu programa nuclear.
“Nos últimos três anos, obtivemos informações adicionais que nos dão um quadro mais completo do programa nuclear iraniano, aumentando nossa preocupação sobre sua possível dimensão militar (…). As informações indicam que, antes do final de 2003, essas atividades ocorreram sob um programa estruturado e que algumas atividades podem ainda estar em curso”, defendeu Amano.