quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mundo precisa ampliar coordenação de resposta a ameças químicas e biológicas, avalia ONU
10 de novembro de 2011 · Notícias - ONU

O mundo precisa ampliar sua capacidade de prevenir e responder a ameaças terroristas de usar armas químicas e biológicas, afirma o relatório ‘Coordenação entre agências em caso de ataque terrorista com armas ou materiais químicos ou biológicos’, lançado hoje (10/11) pela ONU.
As Nações Unidas e outras entidades internacionais que prestam assistência técnica aos Estados na prevenção de terrorismo químico e biológico e preparação de resposta deveriam compartilhar informações de forma mais efetiva para assegurar que o suporte seja adaptado às necessidades dos países.
“Medidas para desenvolver e ampliar a preparação contra armas químicas e biológicas usadas por terroristas deveriam ser perseguidas num amplo contexto químico, biológico, radiológico e nuclear”, registra o documento. A preparação deve abordar todo o espectro de fatores de risco químico e biológico, de ocorrência natural de doenças a acidentes químicos ou biológicos, até liberações deliberadas, inclusive por criminosos e terroristas.
A relação de trabalho entre a Interpol, organizações com mandatos de investigação sobre suposto uso desses tipos de armas e aqueles com mandato para responder ao tema deveria ser reforçada. O estudo pede atenção maior também para a fase de recuperação, depois de um ataque por meio do desenvolvimento de conceitos para assistência técnica e aconselhamento na descontaminação e tratamento médico