sexta-feira, 13 de setembro de 2013


Avião contendo ajuda humanitária pousa perto de casas em chamas nas Filipinas, na quinta-feira (12). Foto: IRIN

Onda de violência nas Filipinas mata cinco pessoas e fere 37 em menos de uma semana, alerta ONU

13 de setembro de 2013 · Notícias

 

 

A coordenadora humanitária da ONU para as Filipinas, a brasileira Luiza Carvalho, pediu nesta sexta-feira (13) o fim imediato da recente onda de violência no país, e disse que as Nações Unidas estão prontas para apoiar o governo e prestar ajuda humanitária às pessoas afetadas pelo conflito armado.

Combates entre as forças nacionais e atores não estatais eclodiram na última segunda-feira (9) e fizeram com que mais de 16 mil pessoas buscassem refúgio em 20 centros de evacuação na cidade de Zamboanga, informou o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA).

Estima-se que 136 mil pessoas estejam sendo afetadas pela violência, incluindo um número desconhecido de filipinos que estão encurralados em aldeias costeiras e são incapazes de chegar aos centros de evacuação na cidade, disse a agência da ONU. Até agora, cinco pessoas morreram nos combates, incluindo quatro civis, e 37 estão feridas.

Todas as escolas e quase todas as lojas estão fechadas e apenas escritórios essenciais do governo estão abertos. Um toque de recolher está em vigor entre às 20h e 5h.