quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Em 2050, idosos serão dois bilhões de pessoas ou 20% de toda a população mundial, diz ONU
1 de Outubro de 2014 · Notícias  - ONU


Idoso em Havana, Cuba. Foto: ONU/Milton Grant
No Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado mundialmente sempre no dia 1º de outubro, a ONU pede aos governos e as pessoas em todo o planeta que assegurem a ativa participação dos idosos na sociedade e que eles tenham seus direitos e dignidade protegidos.
“As pessoas idosas estão fazendo contribuições de grande alcance para o desenvolvimento econômico e social”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem para o Dia. “Porém, a discriminação e a exclusão social persistem. Devemos superar esse preconceito para garantir uma população idosa social e economicamente ativa e saudável.”
Para o diretor executivo do Fundo de População da ONU (UNFPA), Babatunde Osotimehin, “o tema deste ano para essa data especial reflete princípio orientador do secretário-geral das Nações Unidas: não deixar ninguém para trás, promover uma sociedade para todas e todos. Com aproximadamente 12% da população mundial com idade de 60 anos ou mais, deixar as pessoas mais velhas para trás não é uma opção”.
Uma revolução demográfica está acontecendo e não podemos nos dar o luxo de deixar para trás milhões de idosos. Idade, gênero e o local onde vivem afetam os direitos humanos das pessoas idosas, que são muitas vezes estigmatizadas como “não produtivas” ou “irrelevantes”, acredita a nova especialista independente da ONU sobre o desfrute de todos os direitos humanos por pessoas idosas, Rosa Kornfeld-Matte.
Em relatório divulgado nesta terça-feira (30), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que 48% dos aposentados e pensionistas de todo o mundo não recebem benefícios e 52% recebem benefícios inadequados.
De acordo com o documento Proteção Social para Idosos: Tendências Políticas Fundamentais e Estatísticas, estima-se que, no Brasil, 77% da população está coberta legalmente pela previdência social, revelando que 90% dos homens e 83% das mulheres recebam pensão após alcançarem a idade legal determinada de 65 para os homens e 60 para as mulheres.
Existem hoje cerca de 700 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Este número dobrará até 2025, chegando a dois bilhões em 2050, quando os idosos serão 20% da população global.