terça-feira, 7 de outubro de 2014

ONU parabeniza recuperação de cidade portuária controlada por militantes na Somália há 20 anos
7 de Outubro de 2014 · Notícias  - ONU


Pela primeira vez em 23 anos, Barawe está sob o controle do governo somali graças ao Exército Nacional Somali e à AMISOM . Foto: AMISOM
O representante sênior da ONU na Somália elogiou nesta segunda-feira (07) a recuperação de Barawe, cidade portuária controlada por militantes de Al-Shabaab há mais de duas décadas. Barawe era utilizada pelo grupo Al- Shabaab para trazer armas e combatentes do exterior.
“Eu encorajo qualquer Al-Shabaab remanescente a deixar as armas. Agora é o momento para a paz e o progresso político para todas as pessoas da Somália “, disse o representante especial do secretário-geral e chefe da Missão de Assistência das Nações Unidas na Somália (UNSOM), Nicholas Kay.
Ele classificou a retomada da cidade pelo Exército Nacional Somali (ENS) e pela Missão da União Africana na Somália (AMISOM) como um “marco importante” no caminho para a paz e a estabilidade no país.
Depois de décadas de luta entre facções, novas instituições somalis surgiram em 2012, já que o país terminou a fase de transição para a criação de um governo permanente democraticamente eleito.
O ENS e AMISOM têm obtido êxitos em uma nova ofensiva contra os insurgentes do Al-Shabaab, que em 2011 foram obrigados a retirar-se da capital, Mogadíscio.
A UNSOM foi criada em 2013 pelo Conselho de Segurança da ONU, com a finalidade de apoiar o governo federal da Somália em sua agenda de construção da paz e do Estado, além de fortalecer o setor de segurança da Somália, promover o respeito pelos direitos humanos e o empoderamento das mulheres, bem como auxiliar na coordenação da ajuda internacional.