terça-feira, 21 de outubro de 2014

Embraer apresenta cargueiro militar KC-390 produzido para a FAB

Apresentação da aeronave será nesta terça-feira em Gavião Peixoto (SP).
Contrato de R$ 7,2 bilhões prevê aquisição de 28 aeronaves em 10 anos.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Venda de cargueiro está sendo negociada com
outros cinco países. (Foto: Reprodução/EPTV)
A Embraer lança nesta terça-feira (21) o cargueiro militar KC-390. A apresentação será feita em Gavião Peixoto (SP), onde o modelo está sendo produzido. O acordo entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a fabricante brasileira de aviões prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de dez anos - a primeira entrega está programada para 2016.
A aeronave serve para missões de transporte de militares e de carga e poderá pousar em pistas em áreas densas como a Amazônia ou remotas como a Antártica. O avião pode fazer o lançamento de paraquedistas e de carga, missões humanitárias, combate a incêndios, além de realizar buscas e até reabastecer outras aeronaves em voo.
"A Embraer fez o estudo de mercado pra essa classe de transporte militar iniciado em 2005 e concluído em 2006, onde constatamos que havia um mercado interessante para um avião desse porte. Então acabamos respondendo um pedido de demanda da FAB, com isso, sendo contratados pela Força Aérea para um desenvolvimento da aeronave em 2009", disse Paulo Gastão Silva, diretor do programa KC-390.
O contrato para produção em série prevê investimento de R$ 7,2 bilhões. O protótipo está na fase de montagem estrutural e mais de 1,5 mil trabalhadores estão diretamente envolvidos no projeto, além de mais de 50 empresas brasileiras que participaram do desenvolvimento do cargueiro.
Exportação
A Embraer tem negociações para a venda do KC-390 no exterior. "Nós estamos fazendo um avião que olha para o mercado como um todo. Nós já temos algumas declarações com intenções de compra do avião, são cinco países que já nos definiram, sendo Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca, e também estamos fazendo a promoção de marketing do avião no mundo todo", disse Silva.