quarta-feira, 5 de novembro de 2014

 Uma derrota histórica, Obama perde maioria no Senado e na Câmara

Oposição nos Estados Unidos levou a maior parte das cadeiras e manterá o controle da Câmara nos últimos dois anos de mandato

Reuters redacao@brasileconomico.com.br
Nova York - Governadores republicanos venceram disputas-chave nos importantes Estados norte-americanos da Flórida, Michigan e Wisconsin na eleição de terça-feira nos Estados Unidos, juntando-se à onda favorável ao partido que deu aos republicanos o controle do Senado dos EUA.
Em campanhas moldadas pelas preocupações dos eleitores com a recuperação econômica, os republicanos também venceram as disputas estaduais nos redutos democratas de Massachusetts, Maryland e no berço político do presidente Barack Obama, Illinois, segundo projeções.
A grande vitória republicana nas disputas estaduais, tanto de atuais governadores como de novos candidatos, reforçaram uma noite já muito boa para o partido, que ganhou o controle do Senado e vai assumir as duas Casas do Congresso a partir de janeiro.
"Foi uma lavada republicana esta noite", disse Dianne Bystrom, diretora do Centro Carrie Chapman Catt para Mulheres e Política da Universidade de Iowa. "Acho que está relacionado ao sentimento das pessoas de que o país está se movendo na direção errada e no caminho errado."
O controle dos governos estaduais é visto como decisivo na disputa de 2016 pela Casa Branca, quando os candidatos à Presidência usam os governadores para obter o apoio Estado a Estado a caminho de uma possível vitória.
Os republicanos entraram nas eleições ocupando os governos de 29 dos 50 Estados, e devem aumentar esse número em pelo menos mais dois após a votação de terça-feira em 36 Estad