sábado, 9 de março de 2013

AVIAÇÃO - DENÚNCIA GRAVE

Escrito por um piloto de companhia aérea para todos
os brasileiros que utilizam o meio de transporte aéreo.

Para você entender o que é a aviação no Brasil deve-se partir da
seguinte ideia; imagine-se dirigindo um carro BMW luxuoso no meio de um
safari na África; é mais ou menos assim que um aviador se sente voando
no Brasil; você tem uma tecnologia de ponta dentro do seu avião e um
sistema precário e ultrapassado a sua volta. Vou explicar porquê.

Atrasos: Os atrasos no Brasil têm características incomuns comparado ao
mundo afora; quando se tem nevoeiro... somente Guarulhos tem sistema
mais preciso para pouso por instrumento, conhecido como " ILS
categoria 2". Curitiba também tem, mas lá é tão engraçado que
colocam o sistema para manutenção exatamente em época de nevoeiro.
Vergonhosamente Porto Alegre, Florianópolis e Confins não têm esse
sistema. Estes sempre fecham por causa de nevoeiro. Manaus, que tem uma
localização extremamente estratégica e que sempre tem nevoeiro, porém
também não tem sistema ILS. Detalhe..."Nos EUA, são mais de 100
aeroportos só com ILS categoria 2", fora os de categoria 1 e 3.

Se você, passageiro, está indo para Porto Alegre, fique sabendo que seu
avião não pode alternar Florianópolis caso Porto Alegre esteja fechado.
Florianópolis tem um vergonhoso pátio para apenas cinco aviões;
lembrando que no verão Florianópolis recebe mais 150 vôos de fretamento
além dos regulares. Este aeroporto supracitado, vergonhosamente, não
tem taxiway (pista para a aeronave taxiar até a pista principal), sendo
necessário a aeronave taxiar pela pista principal gerando espaçamento
maior entre as aeronaves que se aproximam, ou seja, ocasionam atrasos.

Se você está chegando a São Paulo, o problema é parecido. Guarulhos
está sempre com o pátio lotado, Vitória e Confins também. Galeão e
Congonhas dias atrás ficaram nesta situação, com o pátio lotado. Quem
tinha Galeão como alternativa de pouso teve que escutar um
"negativo" do controlador para alternar aquele aeroporto.
Estava no plano de vôo que Galeão seria o "alternado", Se o
controlador aprovou o plano antes de decolar isso significa que é
questão de lei e não de conveniência de pátio.

Nordeste. Voar no Nordeste é mais tranquilo por haver menor tráfego de
aeronaves, porém lá tem outro problema: O controle de tráfego aéreo tem
o desserviço de contar com as aeronaves militares fazendo treinamento
que consequentemente geram atrasos, geralmente de mais de 20 minutos
nas decolagens; o que desencadeia um atraso bem maior quando essas
aeronaves chegam atrasadas ao sul do Brasil. Na regra internacional uma
aeronave em instrução militar tem preferência sobre aeronaves civis de
passageiro em pousos e decolagens, porém, se o País quer adotar regras
internacionais ao pé da letra...que construam bases militares
específicas para a função militar. Lembrem-se que aqui é o Brasil e não
Europa ou EUA, onde os aviões são sequenciados para pouso com
separações de 4 km entre aeronaves, enquanto que no Brasil é 8 km entre
aeronaves e no caso de Florianópolis chega a 20 km por aeronaves por
falta de taxiway.

Saibam que todo piloto Brasileiro se sente mais seguro voando nos EUA,
Europa e Asia do que voando aqui no Brasil, fato decepcionante, mas vou
explicar o por quê...

Aqui no Brasil existe uma regra: "a menor distância entre dois
pontos é uma curva". Você sabia que quando você sai do litoral
brasileiro e vai pra São Paulo você voa em curva? É necessário passar
por cima do Rio de Janeiro. Poderia ser direto via Minas Gerais. Esse
contorno do litoral gera em cada vôo pelo menos 1000 litros a mais de
combustível consumido.

Nos EUA já não existe mais aerovia, somente proa direta para o destino.
Lá eles têm acordos com as ONG´s e entendem que quanto menos tempo um
avião ficar no ar menor é o efeito estufa. Se fosse aqui seria o
equivalente a você decolar de Salvador e o controlador autorizar proa
direto de São Paulo. São 1000 litros de querosene desperdiçados, sendo
queimados na cabeça dos cariocas a cada 2 minutos. "Deixe o Green
Peace saber disso; o Green Peace ficará superfeliz".

A desculpa não pode ser separação de fluxo, já que os EUA são maiores
que o Brasil, e onde o fluxo aéreo é cinquenta vezes maior do que no
Brasil. O que o Brasil voa em horas de voos em 50 dias, os EUA voam o
mesmo em apenas um dia. "Poderia ser pior, se caísse neve no
Brasil a desorganização aérea seria uma catástrofe diária".

Mas não coloco a culpa nos controladores. A culpa não é deles. O
sistema brasileiro é que é arcaico e precário. O salário deles é baixo
e cheio de "concurseiros" sem compromisso com o seu trabalho.
Alguns são sérios e dedicados porém não têm condições de trabalho
dignas. Apenas um controlador cuida de várias regiões do País e todos
sofrem muita pressão para no final das contas serem menos eficientes
que os controladores americanos, europeus e asiáticos.

Outro dia ouvi um controlador se despedindo no rádio porque tinha
passado em um concurso melhor – isto é vergonhoso para um país que quer
ser "primeiro mundo" - , mas desejei a ele sucesso e espero
que ele esteja feliz no emprego bem remunerado que ele tem agora .Talvez
ele não tenha sido valorizado como deveria.

Eu como piloto de linha aérea digo sem exagero que voar no Brasil hoje
é como estarmos voando numa espécie de alerta amarelo. Outro acidente
está bem próximo de acontecer. Ao decolar não significa que temos a
certeza de pousar no destino nem no aeroporto de alternativa.
Outro dia cinco aeroportos estavam literalmente fechados por falta de
pátio; Confins, Galeão, Vitoria, Guarulhos e Campinas. Você tem que
decolar de Brasilia para São Paulo com combustível suficiente para
alternar Salvador.

Isso irá tornar a aviação brasileira inviável, sem mencionar a venda de
nossas companhias aéreas para países vizinhos, em decorrência das altas
taxas de impostos sobre as mesmas, que por isso, para sobreviverem no
mercado, submetem-se a parcerias miraculosas inclusive mudando a sede
da empresa para países vizinhos para se livrar dos impostos
absurdos daqui, ou seja, irão agora pagar impostos em outro país... Por
que será? Porque aqui não há incentivo. Falta de estrutura e falta de
lucidez, isso que eu chamo de " Entregar a Soberania
Nacional".

Soberania não é somente colocar soldados militares nas fronteiras. O
País nunca foi tão próspero, problema é que nossos governantes ganham
eleições por saberem aparecer e ainda têm mentalidade medíocre. São
vendidos. Basta colocar dólares na mão ou falar com um pouco de sotaque
que eles entregam tudo.

Voei muito na Amazônia e garanto que depois que aquilo virar um deserto
ninguém mais vai querer assumir. O desmatamento está na razão é de um
campo de futebol por segundo.

Hoje só fazem hidrelétricas por causa do apagão de 2002. Esses apagões
na aviação irão se repetir pelos próximos 20 anos. E lembre-se que a
Copa do Mundo e as Olimpíadas serão em época de nevoeiro.

A Infraero já arrumou duas soluções; tirar os bancos de suas
"Rodoviárias" para dar mais espaço para os passageiros
ficarem em pé, e liberar internet Wi-Fi de graça como se fosse um
"cala-boca" para seus usuários.

Hoje a aviação brasileira é realmente uma surpresa diferente a cada
dia, "a mess", (uma bagunça), como definiu um piloto europeu
esses dias atrás, e garanto a vocês que ser pego de surpresa na aviação
tem consequências trágicas.

Solução: primeiro de tudo é: Os políticos começarem a pensar como
governantes desenvolvidos pensam ou, como disse o Raul Seixas: a
solução é alugar o Brasil.

Nos EUA, Europa e Ásia constroem um aeroporto para atender uma
demanda que só terá daqui 20 ou 30 anos e com pátio suficiente para
estacionar mais de 100 aviões de grande porte juntos. Isso é bem
diferente dos puxadinhos brasileiros que não dão conta nem da demanda
atual.

Enquanto você lê esse e-mail, na Índia estão sendo construídos mais de
10 aeroportos maiores do que o de Guarulhos. Na China são mais de 70
sendo construídos e os 3 países: China, Brasil e India fazem parte do
mesmo grupo chamado "BRIC", que ainda incluem Rússia e África do
Sul.. Parece que só o Brasil ainda não acordou entre esses cinco.

Já é um absurdo os aeroportos brasileiros não terem metrôs. Os
estrangeiros, quando chegam aqui e não veem metrôs nos aeroportos,
acham que é uma piada até entenderem que não existe mesmo. Em qualquer
aeroporto no estrangeiro tem metrô.

Que país é esse? O brasileiro se compara muito aos EUA, porém o povo
americano sabe exigir de seus governantes, por isso o governo não
espera ser pressionado pra poder começar a fazer algo.

O povo brasileiro só sabe reclamar. Só não sabe reclamar para a pessoa
certa, ou orgão "competente" certo. Reclama pro vizinho e pro
amigo, mas quase ninguém entra no site do Senado ou da Câmara dos
deputados pra enviar e-mail para reclamar do seu político ou pelo menos
para saberem o que eles estão fazendo.

É muito fácil ir aos Estados Unidos passear, fazer compras e voltar
falando que lá é o máximo e aqui é o fim do mundo. De fato são décadas
de atraso, porém lá o povo é mais consciente com relação ao que seus
políticos estão fazendo com o dinheiro público e a burocracia no país
deles praticamente inexiste se comparado ao nosso.

No Brasil a ANAC leva 30 dias para emitir uma carteira de aeronauta,
gerando assim uma queda no salário dos pilotos e comissários e prejuízo
também para os empregadores. Quem vai pagar essa conta? A Anac? O
Governo Federal? Nos EUA a mesma carteira é emitida em apenas uma hora
pela FAA. Sem deixar de lembrar que no Brasil a ANAC administra um
universo de 20 mil pilotos comerciais enquanto os EUA são mais de 600
mil.

Nos EUA poucos empregos no setor público têm estabilidade, talvez seja
por isso que o funcionário público trabalha mais, tem mais eficiência,
trabalha em função do próximo, pede desculpa se atrasou e o trata bem o
contribuinte, mesmo que seja um latino-americano. No mais...

Boa sorte a todos e que Deus nos proteja!

Antonio Carlos Cruzeta