domingo, 5 de julho de 2015


ONU: Ataque no Mali deixa seis capacetes azuis mortos









Como este atentado, o número de fatalidades em atos hostis desde o início das operações da Missão, em 25 de abril de 2013, chega a 42 soldados mortos, incluindo dez em 2015, e 166 feridos.

 

Membros das tropas da MINUSMA em Mali. Foto: MINUSMA/Marco Dormino

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou nesta quinta-feira (02) o ataque contra o comboio da Missão de Estabilização Multidimensional Integrada no Mali (MINUSMA), que matou seis membros da força de paz e feriu outros cinco.

“O secretário-geral lembra todas as partes que os ataques contra os soldados da paz constituem uma séria violação do direito internacional e insta todos aqueles responsáveis a serem julgados rapidamente”, disse o comunicado divulgado pelo porta-voz da ONU.

Todos os membros da força de paz mortos e feridos eram de Burkina Faso. Como este ataque, ocorrido na região de Timbuktu, o número de fatalidades em atos hostis desde o início das operações da Missão em 25 de abril de 2013 chega a 42 capacetes azuis mortos, incluindo dez em 2015, e 166 feridos.

“Estes ataques não vão alterar a determinação das Nações Unidas para apoiar o povo do Mali e o processo de paz, incluindo por meio da assistência à implementação do Acordo de Paz e Reconciliação em Mali”, disse a declaração.