terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CONGO

Especialistas da ONU apontam fontes de financiamento das forças rebeldes na República Democrática do Congo
3 de janeiro de 2012 · Destaque - ONU


Grupos rebeldes armados na República Democrática do Congo (RDC) obtêm seus fundos de diversas fontes, notavelmente do comércio de recursos naturais, mas também do comércio comum e da tributação ilegal. Os dados são de um relatório das Nações Unidas divulgado na semana passada.
O relatório final para o Conselho de Segurança, realizado pelo Grupo de Especialistas encarregado de monitorar o embargo de armas e outras sanções contra os grupos rebeldes armados na RDC, detalhou as suas redes de recrutamento e as fontes de financiamento, incluindo o comércio de minerais, madeira, carvão vegetal e cannabis, além de outras formas de rendimento.
O relatório inclui, também, uma análise das tentativas em curso para integrar antigos membros de grupos armados nas forças armadas nacionais e examina a evolução do setor de mineração e as primeiras tentativas de implementar a devida diligência, como recomendado pelo Conselho de Segurança, para excluir grupos armados e redes criminais das cadeias de suprimento mineral.
Além disso, o documento examina a disponibilidade de armas e munições na RDC, descrevendo alguns exemplos de importações ilegais e ressaltando que a maioria das armas tem suas origens no amplo vazamento dos estoques controlados pelas forças armadas nacionais.