sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dezessete morrem em disputa de terra no Paraguai

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, enviou o Exército para tentar controlar uma violenta disputa de terras numa área de fronteira com o Brasil que deixou 17 mortos nesta sexta-feira. Das vítimas, pelo menos sete eram policiais que entraram em confronto com agricultores durante a desocupação de uma propriedade rural no noroeste do país. Este foi considerado o pior incidente envolvendo a disputa de terras nas últimas décadas no Paraguai.

A reserva faz parte de um vasto rancho de propriedade do opositor Blas Riquelme. Ativistas dizem que Riquelme comprou as terras do Estado décadas atrás, ainda durante a ditadura, e que deveria dispô-las para a reforma agrária. Dias atrás, o empresário denunciou a invasão das terras por cem famílias. Ao tentar desalojar os invasores, a polícia encontrou resistência. O governo descartou a presença do grupo de extrema-esquerda Exército do Povo Paraguaio (EPP) no local e enviou 150 soldados para lidar com a situação.
- Agiu-se com base numa ordem judicial para a desocupação. Houve disparos da parte deles (agricultores) e a polícia teve que responder - disse o ministro do Interior, Carlos Filizzola, que negou rumores de que deixaria o cargo.
A colônia montada pelos agricultores recebeu o nome de Ybyrá Pyta e fica no departamento de Canindeuyú, a 240 quilômetros de Assunção, na fronteira com o Brasil. Na área existem tanto campos de soja e criação de gado, quanto cultivos de maconha.
Dos camponeses mortos, apenas três foram identificados até a tarde desta sexta-feira. Repletos de feridos, hospitais pediram doadores de sangue.
- Todos os organismos de segurança do governo e suas áreas estratégicas estão trabalhando para devolver a calma à região - disse Lugo em mensagem à nação.
O dirigente José Rodríguez afirmou que as vítimas eram parte de um grupo que resolveu resistir à ordem de desocupação, formado por agricultores comuns. O governo, no entanto, afirma que eram pessoas com treinamento militar, com armas e bombas caseiras.