quarta-feira, 20 de junho de 2012

Maiores bancos do mundo investirão 175 bilhões de dólares para a criação de sistemas de transporte sustentáveis
20 de junho de 2012 · Notícias - ONU


Os oito maiores bancos de desenvolvimento multilateral (MDBs, sigla em inglês) anunciaram hoje (20/6) que vão investir 175 bilhões de dólares para financiar sistemas de transporte mais sustentáveis na próxima década. A ideia é impulsionar o desenvolvimento econômico com eqüidade, proteger o ambiente e a saúde pública em todo o mundo em desenvolvimento. Os compromissos do Banco Asiático de Desenvolvimento, o Banco Mundial e outros seis MDBs foram firmados no início da Conferência Rio+20.
“Esses compromissos sem precedentes podem salvar centenas de milhares de vidas, limpando o ar nas cidades, tornando as estradas mais seguras, reduzindo os congestionamento e diminuindo o efeito nocivo dos transportes nas alterações climáticas. A ideia é criar uma maior eficiência no transporte de cargas e passageiros, estimulando o crescimento urbano e econômico sustentável”, disse Joan Clos, diretor executivo do ONU-HABITAT.
Os compromissos voluntários são resultado da campanha Parceria sobre Transportes Sustentável de Baixo Carbono (SloCaT, sigla em inglês).