sábado, 30 de junho de 2012

Número de palestinos afetados por expansão israelense cresce 87%, diz Relator da ONU
27 de junho de 2012 · Notícias - ONU

O Relator Especial da ONU sobre a Situação de Direitos Humanos nos Territórios Palestinos Ocupados, Richard Falk, alertou na quarta-feira (27/6) que o número de pessoas afetadas pela demolição de edifícios palestinos aumentou 87% em relação ao ano passado. “Este ano as autoridades israelenses demoliram mais de 330 estruturas palestinas, incluindo casas, abrigos de animais, cisternas de água e estradas “, disse o especialista, destacando que em 2012, no total, já foram deslocados 2.100 palestinos, a metade crianças.
Falk também pediu que o Governo de Israel pare imediatamente a demolição de casas palestinas e começe a cumprir sua obrigação de proteger o direito a habitação.
O especialista independente expressou preocupação especial em relação à comunidade palestina de Susiya, no sul da Cisjordânia. “Se as ordens de demolição programadas forem executadas por Israel, mais de 160 pessoas vão ser deslocadas à força, incluindo 120 crianças palestinas. É uma situação profundamente preocupante”.
Em 2 de Julho, o Relator Especial deverá apresentar seu relatório na vigésima sessão do Conselho de Direitos Humanos