quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Secretário-geral da ONU oferece ajuda para solucionar disputa na fronteira da Colômbia e Venezuela

Desde agosto, as tensões na fronteira entre os dois países escalou e milhares de colombianos foram expulsos de território venezuelano.

Policial observa um grupo de colombianos cruzando a fronteira com seus pertences. Foto: Policía Metropolitana de Cúcuta
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon,  disse, nesta sexta-feira (11), aos ministros de Relações Exteriores da Colômbia e da Venezuela que ele “confia” que seus países responderão aos desafios fronteiriços através do diálogo construtivo e ofereceu os bons ofícios e serviços de mediação das Nações Unidas a ambas as partes, caso desejem.
Na sede da ONU, Ban se encontrou com a ministra venezuelana, Delcy Rodríguez para conhecer sua perspectiva sobre a situação da fronteira entre ambos os países. Anteriormente, em 8 de setembro, ele havia se reunido com a ministra colombiana, María Ángela Holguín.
Os bons ofícios e papel de mediação do secretário-geral na prevenção e resolução pacífica de disputas derivam da Carta da ONU. Estes papéis podem ser postos em prática através da própria iniciativa do secretário-geral, em resposta a uma solicitação de uma ou mais partes da disputa ou como resultado de uma solicitação do Conselho de Segurança ou da Assembleia Geral.
Desde agosto, as tensões na fronteira entre os dois países escalou e milhares de colombianos foram expulsos de território venezuelano. Desde então, vários pontos da fronteira foram fechados e as acusações entre ambos os governos aumentaram.