segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Análise
OCDE vê estabilização da economia nos EUA e China
Brasil Econômico   (redacao@brasileconomico.com.br) 12/11/12 10:03
A atividade econômica da Zona do Euro continua fraca, mas há sinais de crescimento estável na China e nos Estados Unidos, mostra pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O índice de atividade para a Zona do Euro recuou 0,1% em setembro, ante o mês anterior, para 99,4 pontos.
Para esses países, o indicador está 1% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
Entretanto, nos Estados Unidos, o indicador avançou 0,1%, para 100,9 pontos. Na China, o índice recuou 0,01%, para 99,4 pontos.
"Os indicadores antecedentes continuam a sinalizar um crescimento fraco muitas das principais economias, mas sinais de estabilização estão surgindo no Canadá, China e nos Estados Unidos", afirma relatório da entidade.
O indicador consiste em uma compilação de dados que possam sinalizar antecipadamente a tendência que tomará a economia em cerca de seis meses, como pedidos à indústria, autorizações de novas construções, expectativas e desempenho de ações nas bolsas.
No índice, um valor de 100 pontos equivale à média de longo prazo da atividade econômica.
No Brasil, a entidade afirmou que o cenário é de "retomada do crescimento". O índice subiu 0,07% em setembro, para 99,5 pontos.
Para o conjunto dos 34 países membros da OCDE, o indicador ficou estável, a 100,2 pontos. Já para o G7, grupo das sete maiores economias do mundo, o índice subiu 0,02%, para 100,3 pontos.