quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Turquia intercepta avião armênio que levava ajuda à Síria
A Turquia interceptou nesta quinta-feira um avião vindo da Armênia que seguia para a Síria, segundo a agência de notícias Anadolu. É a terceira vez que o governo turco interfere no trajeto de uma aeronave que seguia para o país vizinho em um mês.
De acordo com a agência, o avião foi obrigado a descer no aeroporto de Erzurum, no leste do país, por volta das 7h locais (2h em Brasília).
A aeronave foi imediatamente revistada pela Polícia, que contou com a ajuda de cães farejadores e especialistas em armamento biológico, de acordo com a edição digital do diário "Hürriyet".
Depois da confirmação de que a aeronave levava ajuda humanitária à Síria, o reinício da viagem foi autorizado pelas forças turcas.
No mês passado, o mesmo avião já havia sido obrigado a aterrissar em Erzurum para outra revista e foi liberado logo em seguida.
A Armênia envia suprimentos aos seus cidadãos na Síria, que sofrem uma crise alimentar devido aos confrontos entre rebeldes e o regime de Bashar Assad desde março de 2011. Desde o início da rebelião, pelo menos 30 mil pessoas foram mortas, segundo a ONU.
INTERCEPTAÇÃO
As autoridades turcas passaram a revistar os aviões que passam pelo país com destino à Síria desde que uma série de bombardeios vindos da Síria passou a atingir cidades fronteiriças em território turco, no início de outubro.
Em meados do mês passado, a Turquia também forçou a aterrissagem de um avião de passageiros sírios durante um voo de Moscou a Damasco e confiscou diversas caixas contendo o que seria "material militar". De acordo com autoridades russas e sírias, no entanto, as caixas continham apenas peças de radar.
Após o incidente, os turcos proibiram a passagem de aviões sírios por seu espaço aéreo, assim como determinou que as aeronaves do país evitem passar pelo território do país vizinho.